MÚSICA - Little Richard, um dos pioneiros do rock'n'roll, morre aos 87 anos

Segundo a revista Rolling Stone, Bill Sobel, advogado do artista, disse que o cantor morreu de câncer nos ossos.

Little Richard durante apresentação em outubro de 2001 — Foto: REUTERS/Tim Parker/File Photo

Little Richard, um dos pioneiros do rock'n'roll, morreu neste sábado (9), aos 87 anos. Bill Sobel, advogado do cantor, disse para a revista Rolling Stone que a causa da morte foi câncer nos ossos.

O artista já estava com a saúde bastante debilitada havia alguns anos, sofrendo com problemas no quadril, além de ter sofrido um derrame.

Little Richard morre aos 87 anos

Nascido em uma família de 12 irmãos em 5 de dezembro de 1932, em Macon, na Geórgia, Richard Wayne Penniman (nome de batismos) iniciou seu envolvimento com a música ainda na adolescência, na década de 1940. Em casa, Little sofria por sua orientação sexual e apanhava do pai.

Ele foi responsável por hits como "Tutti Frutti", "Long Tall Sally", "Rip It Up" , "Lucille", "Good Golly Miss Molly", entre outros. O músico se autoproclamava como "o arquiteto do rock". Foi também de sua autoria uma das mais conhecidas expressões do rock 'n' roll: "A-wop-bop-a-loo-lop-a-lop-bam-boom!".

Ao longo da carreira, vendeu mais de 30 milhões de discos em todo o mundo e realizou uma série de gravações que ajudaram a estabelecer o rock'n'roll. Little Richard influenciou uma série de bandas e artistas como Beatles, Otis Redding, Creedence Clearwater Revival e David Bowie.

Little Richard, um dos pioneiros do rock, morre aos 87 anos

Com fãs ilustres, como Elton John e Paul McCartney, o músico era também conhecido por seu estilo extravagante durante suas performances, que iam dos gritos fervorosos aos trajes coloridos e vibrantes.

Na vida pessoa, oscilou entre momentos de rebeldia e de comportamento ultrajante com os de religiosidade, o deixando sempre em um conflito pessoal, o que refletia em suas músicas. Em 1958 se tornou pastor, retornando para a carreira musical somente em 1962.

Em 1995, Litte Richard confessou à revista Penthouse que era homossexual, embora há três anos, tenha dito a outra publicação que considerava a homossexualidade "contrária à natureza".

Em 2009, passou por uma cirurgia no quadril, passando a se apresentar apenas sentado. O artista anunciou sua aposentadoria em 2013, aos 80 anos.

Little Richard durante performance na Califórnia em 2005 — Foto: REUTERS/Fred Prouser

Famosos lamentam

Em seu Instagram, o guitarrista Kelvin Holly lamentou a morte de Richard. "Descanse em paz, Richard. Isso realmente dói. Meus pensamentos e orações vão para todos os meus colegas de banda e fãs em todo o mundo. Richard era realmente o rei."

A atriz Viola Davis também fez um post em homenagem ao músico. "O original, o inovador. O músico, artista que influenciou gerações de artistas... nos deixou. Você era incrível. Seu talento vai reverberar para sempre. Descanse em paz."

The Originator. The innovator. The musician, performer who influenced generations of artists....has left. You were AWESOME !!! Your talent will reverberate forever. Well done sir. Rest well❤
View image on Twitter
870 people are talking about this

Bette Midler, cantora

"Little Ricard foi simplesmente um gênio. Ele abriu o caminho para (código para ele ter sido roubado por) tantos artistas. Assista às apresentações dele no YouTube para entender o que quero dizer. Eu o conheci em 'Um Vagabundo na Alta Roda', no qual ele era hilário. Que legado. Deus te abençoe, Richard."


Fonte - G1/Música

Postar um comentário

0 Comentários