Segundo governo russo, líder do Grupo Wagner e outras 9 pessoas morreram em acidente perto de Moscou.
Por Reuters
Dados de rastreamento mostram que o avião que caiu com 10 pessoas a bordo na Rússia não teve problemas até os últimos 30 segundos de voo, quando sofreu uma queda vertiginosa.
O chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, e outras nove pessoas estavam na aeronave que sofreu acidente na região de Moscou na quarta-feira (23). Todos morreram, segundo as agências de aviação e de serviços de emergência da Rússia.
O jato executivo Embraer Legacy 600 viajava de Moscou para São Petersburgo quando fez uma “vertical descendente repentina”, disse Ian Petchenik, da plataforma Flightradar24, que monitora voos de todo o mundo.
Subidas e descidas
Informações recolhidas pelo site mostram que o jato passou por uma série de subidas e descidas de alguns milhares de pés a partir das 18h11. Pouco depois, às 18h19 a aeronave despencou mais de 8 mil pés de sua altitude de cruzeiro de 28 mil pés.
“O que quer que tenha acontecido, aconteceu rapidamente”, disse Petchenik. “Eles podem ter lutado [com a aeronave] depois do que aconteceu, mas não havia nenhuma indicação de que tivesse algo errado com a aeronave.”
Nuvem de fumaça
Em um vídeo do momento do acidente é possível ver a aeronave descendo rapidamente com o nariz apontando quase diretamente para baixo e uma nuvem de fumaça ou vapor.
Investigadores russos abriram uma investigação criminal para determinar o que aconteceu. Algumas fontes não identificadas disseram à mídia russa acreditar que o avião havia sido abatido por um ou mais mísseis, mas isso não foi confirmado.
A fabricante brasileira de aviões Embraer SA disse que não tem prestado nenhum serviço ou suporte nos últimos anos ao avião, que acomoda cerca de 13 pessoas. A empresa afirmou em comunicado que cumpriu as sanções internacionais impostas contra a Rússia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/U/C/R5YehaRY6oeLdzFuTdDQ/mapa-acidente-wagner.jpg)
Avião cai na Rússia e dez morrem; segundo o governo russo, Yevgeny Prigozhin, do Grupo Wagner, estava a bordo — Foto: Arte/g1
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/F/a/hJYHdVSvCmJTO2RgpBQw/arte-3.png)
Jato da Embraer que caiu na Rússia transporta até 15 passageiros e custa cerca de R$ 68 milhões. — Foto: Arte