Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Ads Place


'Eram brasileiros, turistas', diz governador sobre queda de avião no Amazonas com 14 mortos; vídeo

Região enfrenta fortes chuvas e acidente pode ter sido provocado por 'pouso frustrado'

Por Aline Ribeiro e Kathlen Barbosa — Rio de Janeiro

Avião cai em Barcelos, interior do Amazonas — Foto: Governo do Amazonas

Um avião caiu na tarde deste sábado em Barcelos, município no norte do Amazonas. Ao GLOBO, o governador Wilson Lima confirmou que a queda da aeronave provocou a morte de 14 pessoas. Em nota, o o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) confirmou a ocorrência e afirmou que investiga o acidente. A cidade fica a cerca de 400 km da capital do estado, Manaus.

Segundo o governador, a identidade das vítimas ainda é desconhecida. Morreram os 12 passageiros e dois tripulantes.

— Acabamos de concluir a retirada dos corpos. São todos brasileiros, turistas. Estamos no verão amazônico, época da prática da pesca esportiva. Provavelmente esse pessoal estava indo pescar no Rio Negro — afirmou Lima.

O avião saiu de Manaus com destino a Barcelos. Durante o pouso, chovia bastante. O piloto teria “errado o traçado da pista”, segundo o governador, e batido em alguma estrutura do aeroporto.

— Ele deve ter tocado o solo numa parte mais barrenta, e não havia as condições necessárias. Em tese, foi um pouso frustrado — afirmou.

Os corpos ficarão no auditório de uma escola, porque a cidade não conta com estrutura de câmaras frias em um Instituto Médico Legal.

A aeronave tinha capacidade para 18 passageiros e, segundo o registro da Agência Nacional de Avição (Anac), tinha operação permitida para táxi aéreo.

Na manhã de domingo, uma aeronave da Força Aérea Brasileira seguirá para Barcelos para transportar os corpos. O aeroporto local não permite pousos e decolagens depois do pôr do sol.

O governo do Amazonas montou um gabinete de crise para lidar com o acidente. Uma equipe da Defesa Civil se deslocou até Barcelos.

"Investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-SOG, neste sábado (16/09), em Barcelos (AM)", diz o comunicado da Aeronáutica.

A chuva em Barcelos também provocou falta de energia elétrica na cidade e a comunicação está prejudicada.


* Matéria em atualização

Nenhum comentário




Latest Articles