Governador Ibaneis Rocha: “Para nós que militamos na política do DF essa obra é de suma importância para todos. Tivemos a oportunidade de trabalhar muito para que ela fosse incluída no PAC. Nós pedimos ao governo federal a prioridade a essa obra da BR-080 e essa obra vai ser entregue no nosso mandato, essa é uma das vitórias mais importantes da história de Brazlândia em seus 90 anos” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília
A via anteriormente conhecida como “rodovia da morte”, atualmente experimenta um tráfego intenso de 80 mil motoristas diariamente e passará por um processo de alargamento para promover a segurança na região.
A BR-080, que é a única saída do Distrito Federal não duplicada, passará por um processo de alargamento em um trecho de 24 km, conectando Brazlândia a Taguatinga. A duplicação dessa via, com um investimento total de R$ 315 milhões, beneficiará aproximadamente 80 mil motoristas que transitam diariamente por essa região. A iniciativa resulta de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a União.
O projeto abrange o trecho entre o entroncamento com a DF-001, em Taguatinga, até a divisa do DF com Goiás, nas proximidades do Povoado da Vendinha. Inserida no Plano de Governo 2023-2026, a obra foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal em agosto deste ano.
Uma vez concluída, a BR-080 se tornará uma via de melhor circulação, promovendo uma ligação mais eficiente da área leste do DF com o estado de Goiás, bem como com outros estados da região, como Tocantins e Mato Grosso. Além disso, fortalecerá o setor agrícola em uma região que desempenha um papel crucial nesse segmento para o Distrito Federal.
O governador Ibaneis Rocha enfatizou a importância da obra, destacando que a BR-080 será totalmente duplicada na saída de Brasília, proporcionando melhorias significativas no trânsito. Durante a assinatura da ordem de serviço para o início dos trabalhos, o governador ressaltou o papel essencial da obra na história de Brazlândia.
Na execução da obra, o asfalto será substituído por pavimento rígido, um material mais resistente, duradouro e de fácil manutenção. Com maior espessura que o asfalto, o pavimento rígido tem uma expectativa de durabilidade de até 20 anos e é capaz de suportar cargas mais pesadas, como caminhões e ônibus, sem sofrer deformações significativas.
O diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, explicou que a tecnologia do pavimento rígido de concreto será implantada na obra, e a pista antiga será totalmente restaurada. A intenção é licitar a extensão do quilômetro 24 até a divisa com o estado de Goiás, efetivamente duplicando toda a BR-080 na saída de Brasília.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou que a realização da obra atende a um pedido do GDF dentro do PAC, fortalecendo o pacto federativo. Ele enfatizou que a obra representará uma mudança significativa na qualidade de vida dos moradores de Brazlândia e acelerará o fluxo de veículos na região.
O início da obra foi comemorado por moradores locais, como Viviane Moreira da Associação Rural Gabriela Monteiro (Argam), que destacou a importância da duplicação para a segurança dos usuários da rodovia. O presidente do Sindibras, Hélio Camilo Marra, também elogiou a iniciativa, reconhecendo seu impacto positivo no setor de transportes e na produtividade da região.
Além da BR-080, o GDF já concluiu o alargamento da DF-001 na saída da Estrutural em um trecho de 8,2 km, proporcionando melhorias no tráfego na região de Brazlândia. O governo também está focado em outras melhorias viárias, incluindo a restauração de um trecho de 7,6 km da DF-180, entre o entroncamento da BR-070 e a BR-080.
*com informações da Segov/DF
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