Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Em 2023, o Distrito Federal amplia sua infraestrutura de transporte público, agora disponibilizando mais de 4 mil abrigos para passageiros de ônibus.

A escolha dos pontos para instalação leva em consideração as solicitações dos usuários feitas por meio da ouvidoria e também os estudos de demanda realizados pelos técnicos da Semob | 
Fotos: Divulgação/Semob

O número de estruturas aumentou 40,4% desde 2019, com a adição de 307 novas paradas somente em 2023, aproximadamente uma por dia. Para o próximo ano, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) está planejando uma licitação para a construção de 2 mil novos pontos.

O Governo do Distrito Federal (GDF) está dedicando esforços para aprimorar o conforto e a segurança dos passageiros durante a espera pelo transporte público. Os números refletem esse compromisso, com o aumento de abrigos para passageiros nas paradas de ônibus da capital federal, passando de 2.889 para 4.056 estruturas, um crescimento de 40,4% em menos de cinco anos.

Durante esse período, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) implementou 1.168 abrigos, beneficiando moradores de 34 regiões administrativas do Distrito Federal. Somente em 2023, foram disponibilizadas 307 novas estruturas, das quais 15 são de concreto e 292 são de metal com fechamento de vidro.

Flávio Murilo Prates, secretário de Transporte e Mobilidade do DF, destaca que a Semob possui um estudo abrangente sobre locais com e sem abrigos, paradas sinalizadas e pontos habituais de ônibus na região. “No ano passado, iniciamos as obras, instalando 550 estruturas, e este ano continuamos as implantações”, enfatiza.

As novas estruturas em 2023 contemplaram diversas regiões administrativas, incluindo Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Jardim Botânico, Vicente Pires, Gama, São Sebastião, Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal, Riacho Fundo II, Itapoã, Águas Claras, Sobradinho e Setor de Indústria e Abastecimento.

Manutenção

No primeiro semestre deste ano, usuários de transporte público em nove regiões administrativas do Distrito Federal foram beneficiados com abrigos renovados. Em parceria com a empresa JC Decaux, a Semob revitalizou cerca de 700 abrigos, realizando serviços como repintura, impermeabilização de lajes, reforma de tetos e substituição de peças. As regiões administrativas contempladas foram Sudoeste, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Lago Norte.

“A melhoria na aparência dos abrigos continuará sendo uma preocupação da Semob. Em novembro deste ano, começaram as obras de manutenção que abrangerão mais 600 estruturas”, afirma Gerson Antônio Silva Soares, gerente de mobiliário da Semob. Os serviços nas paradas de ônibus incluem preenchimento da cobertura quando necessário, impermeabilização, pintura e instalação de acessibilidade, com piso tátil e rampa de acesso.

Placas de sinalização

Em 2023, a sinalização para passageiros de ônibus também foi aprimorada. Em locais onde não há espaço físico para a instalação de abrigos, a Semob implantou 109 placas de paradas de ônibus. Essa ação ocorreu em diversas regiões administrativas, como Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Guará, Águas Claras, Park Way, Vicente Pires, Jardim Botânico, Santa Maria, Sobradinho, Sobradinho II, Samambaia, Pôr do Sol e Sol Nascente, Gama, SIA, Brazlândia, Itapoã, Planaltina, Riacho Fundo e Fercal.

Previsão de novos abrigos

Continuando os esforços para oferecer melhor infraestrutura, segurança e conforto aos passageiros de ônibus, a Semob está concluindo um processo licitatório para a implantação e substituição de 2 mil novos abrigos de concreto em todo o Distrito Federal. Adicionalmente, está em fase final de contrato a implantação de 850 abrigos do tipo reduzido para locais com espaço limitado.

A escolha dos pontos para instalação leva em consideração as solicitações dos usuários feitas por meio da ouvidoria, além dos estudos de demanda realizados pelos técnicos da Semob. A população pode solicitar novas estruturas ligando para o telefone 162 ou acessando o site participa.df.gov.br.

*com informações da Semob

Nenhum comentário




Latest Articles