Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


1,2 mil alunos se formam pelo RenovaDF e recuperam dezenas de equipamentos públicos

Mais de 20,5 mil alunos já se formaram pelo RenovaDF, que qualifica mão de obra para áreas demandadas pelo mercado de trabalho

O programa de capacitação profissional e manutenção urbana formou mais de 20,5 mil pessoas e revitalizou 2,1 mil equipamentos públicos.

Mais de 1,2 mil alunos do 6º ciclo do RenovaDF de 2023 receberam seus diplomas de conclusão do curso de capacitação nesta quarta-feira (6). O programa, uma das principais iniciativas de qualificação do Governo do Distrito Federal (GDF), reuniu milhares de pessoas que, ao aprenderem novos ofícios, agora estão aptas a buscar emprego em áreas qualificadas.

Os 1.211 formandos do curso de qualificação profissional de auxiliar de manutenção adquiriram conhecimentos em diversas áreas, como jardinagem, serralheria, alvenaria e pintura. Esses alunos atualizaram seus currículos e tornaram-se aptos para o mercado de trabalho, contribuindo para a reforma de 78 equipamentos públicos, incluindo praças, parques infantis e campos esportivos, auxiliando na manutenção das cidades.

Durante a cerimônia de formatura, o governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância do programa na inserção das mulheres em uma área tradicionalmente dominada por homens. “É uma alegria muito grande ver, às vésperas do Dia da Mulher, uma turma formada especialmente por mulheres. Isso nos deixa muito felizes porque o alcance desse programa ultrapassa as barreiras da masculinidade e tem nos ajudado muito a fazer a inserção profissional dessas mulheres. Nós sabemos o tanto que isso é importante, até na diminuição da violência doméstica. Vocês estando qualificadas, prontas para o trabalho, estão livres do jugo masculino. Isso nos deixa muito felizes”, destacou Ibaneis Rocha.

Em seu discurso, o governador anunciou que o GDF está trabalhando em um decreto para garantir que 30% dos alunos dos programas de capacitação do governo sejam empregados. Essa iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com parlamentares e o setor privado.

Até o momento, mais de 20.545 alunos se formaram e 2.100 equipamentos públicos foram recuperados em 31 regiões administrativas. Outros 1.500 equipamentos públicos estão em processo de reforma pelos alunos das turmas em andamento. Esses números demonstram a grande capacidade do programa de qualificar mão de obra e sua importância na manutenção das cidades.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal, Thales Mendes, responsável pelo programa, ressalta que os formandos agora estão prontos para ingressar no setor da construção civil, um dos setores que mais empregam no DF. “É o último ciclo de 2023 que se encerra hoje. E a partir de agora é emprego. Vamos inserir essas pessoas nos bancos de dados de intermediação de mão de obra e ofertar esse banco às empresas que hoje estão contratando. Não é só capacitação profissional, é qualificação profissional que engloba várias áreas, inclusive os princípios básicos de convivência em sociedade, recuperação da autoestima, recuperação de uma profissão que muitas vezes estava esquecida pela pessoa”, afirma Thales Mendes.

O programa RenovaDF visa capacitar profissionais, facilitar sua inserção no mercado de trabalho e reformar espaços públicos. Os participantes recebem um salário mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais. Podem participar pessoas com mais de 18 anos, residentes no DF, desempregadas, natas, naturalizadas ou estrangeiras em situação regular no país, incluindo pessoas em situação de rua. Para receber os auxílios e o certificado de conclusão, os alunos devem ter frequência e aproveitamento igual ou acima de 80%. Aqueles com desempenho acima desse percentual podem participar gratuitamente de outras formações oferecidas pelo Senai-DF, parceiro do governo no projeto.


com informações do Governo do Distrito Federal (GDF)

Nenhum comentário




Latest Articles