Após 100% das urnas apuradas, o candidato do Pode foi eleito com 6,8 mil votos, o que equivale a 38,91% dos votos válidos
Reprodução/redes sociais
Warley Gouveia (Pode) foi eleito para ocupar a prefeitura de Alexânia, município do Entorno do Distrito Federal. Ele foi escolhido pela população na tarde deste domingo (6/10), quando aconteceu as eleições municipais em todo o país.
Warley foi eleito com 6,8 mil votos — equivalente a 38,91%, após 100% das urnas apuradas. Em segundo lugar, ficou Matheus Henrique (PP) com 6 mil votos.
Problemas de Alexânia
Cerca de 98,12% dos estudantes de Alexânia estudam no próprio município, no Entorno do Distrito Federal. Os dados são da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD), do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). O levantamento foi feito com base em uma amostra de 660 habitantes da cidade.
O estudo apontou, ainda, que 72,58% dos estudantes frequentam escolas públicas e 27,42%, escolas particulares. O índice chama a atenção pela demanda em educação no município e deve estar na nova gestão.
O estudo identificou que 65% das crianças de até cinco anos não estão na escola, o que indica crianças sem educação infantil nessa faixa etária em Alexânia.
O levantamento ainda revelou que 41,8% das pessoas com 25 anos ou mais com o ensino fundamental incompleto, o índice representa a maior parte do nível de escolaridade no município. Em segundo lugar, 25% apresentaram ensino médio completo.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município conta apenas com quatro escolas de ensino médio e 25 de ensino fundamental.
Por outro lado, o município conta com 1.1137 matrículas de ensino médio e 3.872 de ensino fundamental.
Na área da saúde, Alexânia tem um dos maiores números de mortalidade infantil do Entorno, com 17 mortes por mil nascidos vivos. O número faz com que o município esteja entre as 70, das 246, cidades de Goiás.
Perfil de Warley Gouveia
Empresário e advogado, Warley Gouveia foi vereador entre 2009 e 2020. Durante a campanha, ele destacava o apoio à educação, desenvolvimento econômico e geração de empregos.
Além disso, ele era declaradamente apoiador do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB).