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CLDF - MACHISMO NÃO

Avanços estruturais trazem para Brasília mais qualidade de vida

Obras por toda a capital entregam mobilidade, segurança e dignidade a milhares de moradores


Divulgação

O Distrito Federal deixou para trás um cenário de abandono em diversas áreas e passou a viver uma fase de intensas transformações urbanas e sociais. Mobilidade, segurança, urbanização e combate a enchentes são hoje marcas de uma gestão que se traduziu em ações, empregos gerados e vidas impactadas.

De delegacias reativadas à noite a obras importantes, como o Túnel Rei Pelé em Taguatinga, a capital federal ganhou um novo ritmo. O movimento revela não apenas investimentos, mas sobretudo a recuperação da confiança de moradores que aguardaram décadas por melhorias.


Arte/Metrópoles
Da lama à cidade urbanizada

Se no passado Vicente Pires era sinônimo de poeira, lama e alagamentos, hoje está se tornando exemplo de urbanização planejada. Foram R$ 500 milhões investidos em obras de drenagem, pavimentação, calçadas e acessibilidade.

A emblemática Avenida da Misericórdia, que há anos enfrentava buracos e alagamentos, recebeu sozinha cerca de R$ 60 milhões em pavimentação e drenagem.

Ao todo, a região ganhou 300 km de vias pavimentadas, 185 km de redes de drenagem, 460 km de meios-fios e 13 lagoas de detenção, que reduziram drasticamente os riscos de enchentes.

Mais de 17 mil pessoas foram beneficiadas pela regularização de imóveis, e novos equipamentos urbanos trouxeram dignidade ao espaço público.Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Obras de infraestrutura avançam em Vicente Pires

Morador há mais de 15 anos na região, João Rodrigues ressaltou a importância da infraestrutura aliada à cidadania. “Desde que me instalei aqui, nunca vi nenhuma obra desse porte, com águas pluviais, asfalto, calçada. Aqui era lama e poeira, um sofrimento para a gente. Melhorou bastante.”

Além da autoestima dos moradores, com as mudanças, a cidade que antes sofria com a desvalorização, agora experimenta uma alta no mercado imobiliário.

Segurança que não fecha as portas

Entre 2016 e 2018, o DF viveu um período em que as delegacias não funcionavam à noite, deixando a população desassistida em momentos críticos. Esse cenário mudou a partir de 2019, quando as delegacias 24h foram reativadas.Divulgação

Delegacia garante atendimento 24 horas à população

O resultado foi imediato: entre 2018 e 2024, o número de inquéritos instaurados saltou de 37.069 para 45.100, e os inquéritos remetidos à Justiça cresceram de 37.025 para 44.985.

Foram criadas ainda novas unidades especializadas, como a Delegacia de Proteção Animal, a primeira do país, e modernizada a Delegacia do Lago Sul, que recebeu R$ 4,8 milhões em investimentos.

“Poucos órgãos públicos funcionam de madrugada ao alcance do cidadão. Como um hospital, as delegacias podem ser procuradas a qualquer momento pela população para orientação e registro de ocorrências”, destaca o porta-voz da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Lúcio Valente.

O maior sistema de drenagem da históriaDivulgação

O Drenar DF é a resposta concreta a um problema que afligia há décadas os moradores da Asa Norte

A Asa Norte, historicamente castigada por alagamentos, hoje respira aliviada. O Drenar DF inaugurou uma infraestrutura sem precedentes: 7,7 km de galerias subterrâneas, com até 22 metros de profundidade, além de uma bacia de detenção de 37 mil m² capaz de reter 96 mil m³ de água, o equivalente a 40 piscinas olímpicas.

Com R$ 180 milhões em investimentos, o programa gerou 450 empregos e implantou 291 bocas de lobo em pontos estratégicos, duplicando a capacidade de escoamento da região.

“Uma das grandes obras desse governo. Vai acabar com esse flagelo de inundamentos, alagamentos de garagens – tudo aquilo que vivenciávamos quando chovia.”João Roberto Amaral, corretor de imóveis

O projeto também incluiu o Parque Internacional da Paz, com ciclovias, praças e áreas verdes, agregando lazer e valorização imobiliária ao bairro.

Mobilidade em Taguatinga

Em Taguatinga, um sonho de mais de quatro décadas saiu do papel com a entrega do Túnel Rei Pelé, em 2023. Com 1 km de extensão, a obra exigiu R$ 275 milhões de investimento, gerou 1,6 mil empregos e beneficia diariamente 135 mil motoristas.

Na superfície, o projeto se complementou com um boulevard de 1.800 metros de calçadas acessíveis, novo mobiliário urbano e paisagismo.

Cada rua pavimentada, cada delegacia aberta, cada túnel inaugurado ou bacia construída é também um símbolo de que o DF caminha para ser uma capital mais justa, segura e moderna.

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