Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Mudanças no Sistema Socioeducativo de Jovens e Adolescentes do Distrito Federal

Nova secretária contratará, até o final deste ano, 200 educadores sociais para preencher o déficit de 400 servidores, já aprovado pelo Ministério Público
Mariana Oliveira 
mariana.oliveira@jornaldebrasilia.com.br

Em virtude dos acontecimentos da última semana – quando dois adolescentes fugiram da Unidade de Internação Provisória de São Sebastião e um morreu na Unidade de Planaltina – a nova secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis, informou as primeiras mudanças para o Sistema Socioeducativo de Brasília. Os servidores que estavam de plantão nos dias quatro e nove de janeiro serão remanejados para postos onde não terão contato direto com os adolescentes, para apuração dos fatos.
Ainda segundo o anuncio, feito na na manhã desta segunda-feira (12) no Buriti, a partir desta semana, todas as unidades contarão com servidores efetivos, diminuindo os contratos temporários. Serão escolhidos todos os diretores das unidades com exigência que tenha experiência comprovada no trabalho com adolescentes de no mínimo dois anos e reputação ilibada. O Grupo de Apoio Operacional (GAO), que realiza o transporte dos adolescentes,  será extinto e os 77 servidores serão redistribuídos para as demais unidades.
A unidade do Recanto das Emas está com 14% a mais do limite indicado, com a inauguração da nova Unidade de Internação em Brazlândia nos próximos meses, que tem capacidade para 140 jovens e adolescente, os internos serão remanejados para que não haja superlotação.
Concurso
Até o final deste ano a Secretaria pretende finalizar todas as etapas do corcurso autorizado no ano passado, a previsão é que 200 educadores sociais sejam contratados e cadastro reserva, para preencher o déficit de 400 servidores. Mesmo com a atual crise econônima do Distrito Federal, o Ministério Público já aprovou a contração destes novos funcionários.
Foi solicitado à Casa Civil, a contratação de dois defensores públicos, já aprovados em concurso, para garantir a proteção das crianças e adolescentes.
Leia mais: 
Capacitação
A Secretaria iniciou os cursos de capacitação de servidores na unidade de São Sebastião na última semana, com atividades de trabalho como segurança e legislação. A proposta é que as demais unidades também recebam esses cursos ao longo do ano.
Unidades
O Distrito Federal conta com 28 unidades:
* 15 Unidades de Atendimento em Meio Aberto
* 5 Unidades de Semiliberdade
* 7 Unidades de Internação
* 1 Unidade de Atendimento Inicial
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário




Latest Articles