Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Clube demite cartola que chamou árbitro de “picolé de asfalto” por não dar cartão: "Indignados"

Presidente do Comercial retira dos quadros da diretoria o segundo secretário, flagrado cometendo injúria racial em jogo. Marcelo Paz revela que ex-funcionário está deprimido

Gustavo Cavalcante


Árbitro que sofreu injúria racial registrará B.O, e dirigente do Comercial-PI é exonerado

O Comercial-PI exonerou nesta terça-feira Raimundo Nonato Costa Silva, segundo secretário da diretoria azul e branco, que foi flagrado ofendendo o árbitro Edimar da Silva Leite em uma partida da Série B do Campeonato Piauiense. Presidente do Bode, Marcelo Paz assinou a portaria que retira dos quadros do clube o funcionário. Raimundo Nonato Silva ainda não se pronunciou oficialmente sobre o episódio.
Comercial-PI demite secretário envolvido em ato de injúria racial — Foto: Divulgação/Comercial AC

- Nós não aceitamos, de maneira alguma, essa situação. Nem por torcedores, nem por dirigentes. Infelizmente aconteceu, estamos indignados, não esperávamos que fosse acontecer. Ele vai se retratar posteriormente, mas nós não temos como tolerar - explicou o presidente do Comercial-PI.

- O Raimundo disse que pediu desculpas na hora junto aos policiais, tinha sido infeliz na fala e percebeu que não foi legal. Ele fez uma besteira, não se justifica. Conversei por telefone, ele está deprimido, não está indo trabalhar, não quer receber ninguém em casa - completou o presidente do clube.

Árbitro Edimar da Silva Leite — Foto: Stephanie Pacheco

Juiz é hostilizado e alvo de injúria racial durante jogo no Piauí: "Picolé de asfalto"

As ofensas foram flagradas no primeiro tempo do confronto entre Comercial-PI e Cori-Sabbá, no estádio Deusdeth de Melo, em Campo Maior. O local, por sinal, estava praticamente vazio por conta da ausência de torcida, já que o estádio não possui condições de segurança aprovadas pelo Corpo de Bombeiros. Após uma dividida entre Manoel Neto, do Bode, e Emerson, da Águia de Floriano, o funcionário do clube mandante é ouvido e gravado pelo cinegrafista Gustavo Cavalcante, da TV Clube, chamando o juiz de "picolé de asfalto".

Ao saber do caso através de amigos, Edimar confessou que ficou surpreso, pediu punição e revelou o sentimento de tristeza.

- É uma coisa triste, queria que não acontecesse, mas, infelizmente, a gente tem que ouvir esse tipo de coisa. Não levo mágoa, mas vou procurar os meios para resolver dentro da lei. Peço que ele reflita. Identificado ele vai ser. Com certeza, vamos nos encontrar. É uma coisa a se pensar até pelo bem dele. Com certeza deve ser um pai, deve ter filhos... E para a educação dele vai ser muito bom. - comentou o árbitro.

Após injúria racial e análise de imagens, árbitro decide abrir BO contra torcedor

O caso é o segundo de grande repercussão registrado no futebol piauiense em 2019. Em fevereiro, durante o campeonato estadual, o zagueiro Allan, do Piauí Esporte Clube, denunciou ter sido chamado de macaco por um torcedor do Flamengo-PI no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Após julgado pelo TJD-PI, o torcedor foi suspenso de partidas de futebol no estado, e o Rubro-Negro foi condenado a pagar multa de R$ 1 mil.

Caso de racismo envolvendo árbitro de futebol é o segundo registrado no Piauí em 2019

O caso envolvendo o árbitro Edimar da Silva Leite no último sábado ocorreu dois meses após a FFP e o Ministério Público do Piauí assinarem um Termo de Ajustamento de Conduta para coibir o surgimento de novos episódios.

Com a repercussão do caso de injúria racial ao árbitro Edimar da Silva Leite, a Federação de Futebol do Piauí entrou no caso e encaminhou denúncia contendo as ofensas e um Boletim de Ocorrência, registrado pelo juiz, ao TJD-PI e ao Ministério Público do Piauí.

VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DA NOTA DE REPÚDIO DA FFP

A Federação de Futebol do Piauí repudia de forma veemente o episódio de injúria racial sofrido pelo árbitro Edimar da Silva Leite durante partida válida pela segunda divisão do Campeonato Piauiense, realizada no último sábado (21), na cidade de Campo Maior.

A entidade tomou conhecimento do ocorrido após reportagem veiculada na imprensa na manhã de hoje (23) e já está de posse das imagens para que sejam apurados os fatos e adotadas as medidas cabíveis.

A FFP informa que o caso está sendo documentado e uma denúncia será encaminhada ao Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) e ao Ministério Público estadual (MP-PI).

A FFP esclarece ainda que desde o mês de julho, em comum acordo com o MP-PI, realiza uma campanha de combate ao racismo nas praças esportivas do estado. Na lateral do gramados dos estádios são disponibilizas faixas e placas com o slogan da campanha "Racismo não se tolera, racismo se combate". Também estão disponíveis banners em redes sociais e no site da entidade, além de chamadas nas transmissões dos jogos pela FFP TV.

A FFP se solidariza com o árbitro Edimar Leite e com todos os que ainda são vítimas desse tipo se comportamento criminoso, e reitera que não ficará inerte diante deste ocorrido e lutará para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas.

NOTA DE REPÚDIO DO COMERCIAL-PI

O Comercial Atlético Clube repudia o inadmissível episódio de injúria racial sofrido pelo árbitro Edmar da Silva Leite na partida de sábado, dia 21/09/2019, em Campo Maior, válida pela segunda divisão do Campeonato Piauiense.

O clube se solidariza com o árbitro e com todos que ainda são vítimas desse pensamentos criminosos e reitera que recusa o racismo em todas as suas formas de manifestação.

Fonte - G1/Comercial PI

Nenhum comentário




Latest Articles