Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


ARQUIVO PÚBLICO TERÁ TODO O ACERVO DIGITALIZADO”, DIZ ROBÉRIO AO PARABENIZAR O ÓRGÃO PELOS 36 ANOS


O deputado Robério Negreiros (PSD) parabenizou o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), que no último domingo (14) completou 36 anos. Robério destacou a iniciativa do superintendente Adalberto Scigliano, responsável pelo órgão, que pretende digitalizar e tornar mais acessível todo o acervo, composto por 8 milhões de documentos inseridos em 44 fundos arquivísticos, 21 públicos e 23 privados, todos à disposição da população.

Robério Negreiros destinou recursos para o ArPDF, para auxiliar no projeto de digitalização do acervo. “Eu acredito que a memória histórica de um povo é o melhor alicerce para seu futuro. O Adalberto tem feito um excelente trabalho, desde que assumiu o Arquivo Público, e isso pode ser percebido em sua iniciativa de tornar todo o acervo mais acessível a quem procura informações sobre o Distrito Federal,” destacou Robério.

O superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal, Adalberto Scigliano, explica que o órgão passa por um processo de reestruturação e conta com parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) que, através da Secretaria de Economia, possibilita a digitalização do acervo feita pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic). Já a Casa Civil em conjunto com as secretarias de Cultura e Turismo irão criar programações histórico culturais para divulgação da memória do Distrito Federal. A Câmara Legislativa possibilita a destinação de recursos. “Oscar Niemeyer já dizia que a gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem. A história de Brasília é linda, sou apaixonado por esta cidade, tudo isso precisa ser preservado e ser levado até a população. Queremos oferecer mais formas das pessoas interagirem com nosso acervo. O deputado Robério Negreiros destinou parte dos recursos que estão possibilitando a realização desse sonho,” diz Adalberto.

Mesmo durante a pandemia da COVID-19, o Arquivo Público do Distrito Federal não parou de funcionar e mantém os atendimentos ao público e aos órgãos do GDF, tanto de maneira presencial, quanto à distância, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. O ArPDF segue todos os protocolos de segurança necessários ao enfrentamento do coronavírus e, por esse motivo, as demandas precisam ser agendadas previamente pelos e-mails: biblioteca@arquivopublico.df.gov.br; uged@arquivopublico.df.gov.br e pelo WhatsApp: +5561992157042; ou pelo telefone (61)3361-7739.

Fonte - Ascom Robério Negreiros

Nenhum comentário




Latest Articles