Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Drex é o novo nome do Real Digital, anuncia Banco Central


A moeda está em fase de testes e tem previsão de lançamento para o final de 2024

Drex. Esse será o novo nome do Real Digital, a partir desta segunda-feira (7/8), conforme anunciou o Banco Central, em comunicado enviado à imprensa. Ainda em fase de testes, o Drex terá o objetivo de proporcionar trocas comerciais por meio de um ambiente digital.

De acordo com o BC, a ideia do então Real Digital é propiciar regulação e segurança à geração de novos negócios. A instituição monenetária completa que o Drex vai democratizar os benefícios da digitalização da economia.

O nome Drex, segundo o BC, se deu porque a combinação de letras forma uma palavra com sonoridade forte e moderna: “D” e “R” fazem alusão ao Real Digital; o “E” vem de eletrônico e o “X” passa a ideia de modernidade e de conexão.

Antigo Real Digital, o Drex é uma iniciativa do BC de digitalizar as transações financeiras. A ideia surgiu e foi anunciada pela autarquia em 2020, após o sucesso da implantação do Pix como meio de pagamentos.

As operações do Drex funcionará por meio do sistema blockchain, um mecanismo de banco de dados que permite o compartilhamento de informações. O Blockchain, sistema onde vai operar o Drex, armazena os dados em blocos interligados em uma cadeia.

Por enquanto, o projeto piloto para implantação do Drex conta com a participação de 14 instituições financeiras de médio e grande porte. A moeda tem previsão de lançamento para o final de 2024.

Banco Central lança a marca da moeda digital, o Drex– (crédito: Divulgação/Banco Central)

Nenhum comentário




Latest Articles