A inclusão dos militares no plano de saúde iniciou com uma reivindicação do então deputado Carlos Tabanez, que oficiou o GDF para que a categoria também fosse incluída no plano de saúde.
Foto - Montagem Agência Satélite
Escrito por Celso Alonso - *Texto, 100% sem auxílio de IA
Segundo Tabanez, essa foi mais uma conquista para os militares. “A inclusão da PMDF no GDF Saúde, determinada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), é mais um ganho para as forças de segurança do DF, garantindo mais dignidade e qualidade no atendimento à saúde dos policiais e suas famílias.”
De acordo com informações, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) é a única instituição das forças de segurança pública beneficiada pelo plano atualmente, uma vez que há época das inclusões, nem o Corpo de Bombeiros, tampouco a Polícia Militar quiseram aderir, talvez sob alegação de que as corporações já eram atendidas por serviço médico próprio. Todavia, após estudos e constatação dos constantes problemas da saúde mental e física dos militares, o governador determinou a inclusão dos policiais militares no Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal - INAS.
Confira o documento:
A inclusão dos militares no plano de saúde iniciou em 2022, por meio de um projeto do então deputado distrital Carlos Tabanez, que oficiou o GDF para que a categoria também fosse incluída no plano de saúde, uma vez que somente a Polícia Civil havia aderido ao plano.
Na última quarta-feira (8/1), Ibaneis ao analisar todo o retrospecto em relação à saúde dos militares, determinou a inclusão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no plano de saúde. Conforme o INAS, órgão administrador do GDF Saúde, no momento ainda não há informações adicionais disponíveis sobre a inclusão dos militares.
Em levantamento realizado em dezembro de 2024, o GDF Saúde já havia alcançado o marco de 100 mil beneficiários, entre servidores e dependentes. Ao longo desses anos, o plano acumulou 2.697 estabelecimentos na Rede Credenciada (entre diretos e indiretos), com mais de 1 milhão de atendimentos realizados.
Em apenas 17 dias de mandato, esse foi um dos principais projetos de lei apresentados por Tabanez que foram ao encontro das necessidades dos profissionais de segurança do Distrito Federal. Ele explicou que a necessidade de cuidar da saúde mental e física dos profissionais de segurança tem que ser prioridade, independente de viés. “O nosso objetivo tem que ser na luta por igualdade, pedindo que o plano seja nos mesmos moldes da Polícia Civil e uma das principais bandeira que sempre defendi é que a segurança pública tem que ser tratada com igualdade, pois o maior beneficiado será a população que terá atendimento de qualidade e consequentemente a diminuição dos índices de violência que assola a nossa sociedade. Assim, aproveitando para pedir que seja nos mesmos moldes da Polícia Civil, pois nossa categoria está muito satisfeita”, finalizou Tabanez.