Punição por ataques a ônibus no DF
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), determinou a punição dos responsáveis pelos ataques a ônibus ocorridos na noite de quinta-feira, 15 de janeiro. A decisão foi anunciada na sexta-feira, 16 de janeiro, durante a inauguração de um papa-entulho em Samambaia, após 57 coletivos serem danificados em diferentes áreas do DF.
“Há uma orientação do governo para que cheguemos à autoria e materialidade deste crime e também à punição”, declarou Celina Leão. A chefe do Executivo local informou ter contatado o diretor-geral da Polícia Civil (PCDF), delegado José Weriçk, solicitando a identificação e prisão dos responsáveis pela depredação dos ônibus.
“Não podemos tolerar esse tipo de vandalismo no DF. Não aceitaremos. Esta cidade tem gestão. Tem governador. Tem governadora. Vandalismo. Um ato que repudiamos, o governo repudia”, afirmou.
De acordo com a governadora, a Secretaria de Segurança Pública está mobilizada para o caso. “Vamos identificar a autoria e a materialidade e solicitar a punição. Para que sirva de exemplo. Ônibus é equipamento público. Um crime como esse é contra a coletividade. Imagine. Se esses veículos não estiverem em circulação, haverá redução no número de veículos na cidade”, comentou.
Inauguração de papa-entulho
Com uma área total de 1 mil metros quadrados, o novo papa-entulho em Samambaia recebeu um investimento de R$ 461 mil, com recursos do Banco do Brasil.
Segundo Celina, o GDF intensificou as ações para combater o descarte irregular de lixo. “Gastamos R$ 6 milhões por mês para recolher o descarte irregular”, ressaltou.
Além da inauguração de mais papa-entulhos pelo DF, uma das medidas é a substituição de carroças por tuc-tucs.
“Declaramos guerra ao descarte irregular de lixo. Vamos intensificar as multas. Vamos deixar claro. Isso causa doenças, dengue, polui o meio ambiente”, afirmou.

