Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Publicidade

Praça dos Orixás, às margens do lago, terá novas estátuas até setembro

Esculturas de alumínio vão substituir imagens de fibra de vidro em projeto coletivo liderado pelo Instituto Rosa dos Ventos


Pedro Ventura/Agência Brasília

Um projeto de revitalização da Praça dos Orixás, às margens o Lago Paranoá, prevê a instalação de novas estátuas no local, até setembro de 2026. As imagens atuais, feitas de fibra de vidro, darão lugar a esculturas de alumínio.

O anúncio foi feito durante a edição de 2026 da Festa das Águas e marca o início de um processo de recuperação de um espaço que, há décadas, sofre com vandalismo, episódios de intolerância religiosa e abandono do poder público. A iniciativa é conduzida pelo Instituto Rosa dos Ventos em parceria com o Coletivo das Yás do DF e Entorno.

De acordo com a presidente do Instituto Rosa dos Ventos, Stéffanie Oliveira, a substituição das estátuas vem sendo planejada há cerca de sete anos e foi construída de forma coletiva. Diferentemente de projetos anteriores, as novas esculturas não serão atribuídas a um único artista plástico, mas desenvolvidas a partir de um briefing elaborado por pais e mães de santo, inclusive de fora do coletivo.

As novas imagens devem apresentar traços mais humanos, mantendo dimensões consideradas heroicas, como forma de representar a força e a importância dos orixás para os adeptos das religiões de matriz africana. A troca do material também busca reduzir riscos, já que a fibra de vidro é inflamável e mais suscetível a danos.

A reinstalação das estátuas é apenas a primeira etapa de um projeto mais amplo. Outros problemas estruturais da praça, como a erosão provocada pelas águas do Lago Paranoá e a falta de banheiros públicos, ainda precisam ser solucionados.

Latest Articles