Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

ELEIÇÕES DF 2026 - Daniel Radar defende união entre DF, Goiás e União para enfrentar problemas na divisa

Pré-candidato a deputado distrital afirma que desafios comuns entre Santa Maria e Novo Gama exigem planejamento integrado e ações conjuntas dos governos

Rotatória que divide Santa Maria e Novo Gama - Imagem: Reprodução Google Maps


Por Celso Alonso | BRASÍLIA | 25 de julho de 2026

O pré-candidato a deputado distrital Daniel Radar defendeu a criação de uma atuação integrada entre o Governo do Distrito Federal, o Governo de Goiás e o Governo Federal para enfrentar os problemas que afetam a população da região de divisa entre Santa Maria (DF) e Novo Gama (GO). Segundo ele, as dificuldades vividas pelos moradores ultrapassam os limites territoriais e exigem soluções conjuntas.

Ao gravar uma mensagem diretamente da divisa entre o Distrito Federal e Goiás, Radar utilizou o cenário para ilustrar sua proposta de integração entre os entes federativos. Apontando para os dois lados da rodovia, ele destacou que, de um lado, está Santa Maria, no Distrito Federal, e, do outro, o município de Novo Gama, em Goiás.

Para o pré-candidato, embora pertençam a unidades da Federação diferentes, as duas cidades compartilham os mesmos desafios diariamente. Segundo ele, o único elemento que efetivamente separa as duas comunidades é o asfalto, já que os moradores enfrentam problemas semelhantes relacionados ao transporte, à saúde, à segurança e à infraestrutura.

Daniel Radar - Foto: Reprodução Instagram

"De um lado está Santa Maria. Do outro, Novo Gama. O que nos separa é apenas o asfalto, mas a realidade de quem vive aqui é a mesma. Os problemas não param na divisa, e as soluções também não podem parar", afirmou.

Daniel Radar criticou o tratamento isolado dado pelos governos às demandas das duas regiões. Na avaliação dele, enquanto cada esfera administrativa agir de forma independente, sem planejamento conjunto, a população continuará sendo a principal prejudicada.

Segundo o pré-candidato, já chegou o momento de o Governo do Distrito Federal, o Governo de Goiás e o Governo Federal estabelecerem uma agenda comum para enfrentar os desafios compartilhados pelas cidades que integram o eixo entre Santa Maria e Novo Gama.

Entre as propostas defendidas por Radar está a criação de um consórcio interfederativo, mecanismo que permitiria a elaboração de políticas públicas integradas e investimentos coordenados para atender às necessidades da população das duas regiões.

O que defende Daniel Radar:
  • Criação de um consórcio interfederativo;
  • Planejamento conjunto para transporte, saúde e segurança;
  • Investimentos que pensem nas pessoas, não apenas nos limites do mapa.

De acordo com ele, a atuação conjunta possibilitaria maior eficiência na expansão do transporte público, no fortalecimento da saúde pública, no aumento das ações de segurança e na execução de obras de infraestrutura capazes de beneficiar moradores dos dois lados da divisa.

"O cidadão não vive olhando o mapa. Ele precisa de transporte eficiente, atendimento na saúde, segurança e oportunidades. É por isso que defendemos planejamento conjunto entre os governos e investimentos pensados para as pessoas", ressaltou.

Ao concluir sua manifestação, Daniel Radar reforçou que os limites geográficos não podem servir de barreira para a implantação de políticas públicas.

"É hora de unir forças e governar pensando nas pessoas, e não nos limites do mapa. Quando os governos trabalharem de forma integrada, quem ganha será toda a população da região", concluiu.

Confira: 

Latest Articles