Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


TRANSPORTE - Carreata marca o início da operação da Grande Brasília


Após uma acirrada briga judicial a população de Novo Gama pode comemorar a quebra do monopólio do transporte público. No dia 14 de agosto a Justiça Federal concedeu liminar autorizando a empresa Grande Brasília explorar os serviços do transporte publico no município. Na liminar a desembargadora Selene Maria de Almeida, garante a circulação da empresa de transportes Grande Brasília até que seja realizada concorrência pública para a escolha das empresas que irão operar definitivamente na cidade (veja documento), e assim, o monopólio que imperava há mais de 30 anos na cidade está acabado.
Para comemorar a decisão judicial, no último domingo (16), a empresa Grande Brasília promoveu uma carreata pelas principais avenidas da cidade apresentando os ônibus para a comunidade, bem como em comemoração a decisão. Do alto de um trio elétrico, o presidente da empresa Marcos Alves agradecia ao empenho da comunidade em participar do processo até a concessão da liminar. “Muito obrigado a todos os moradores desta cidade que participou do processo judicial através do manifesto popular onde foram colhidas mais de 10 mil assinaturas, bem como das várias manifestações que vocês participaram até a nossa conquista”, disse.
Outro que também participou da carreata e também fez questão de discursar foi o empresário José Pacífico, que aproveitou para alfinetar a atual gestão administrativa do município. “A vinda da Grande Brasília para o Novo Gama foi uma luta do povo, através do empenho da vereadora Laodicéia Dourado e do vereador Everaldo Detran, que não mediram esforços afim de conseguir quebrar o monopólio do transporte, ao contrário do outro lado que não queria que houvesse essa mudança, inclusive mandando apreender por várias vezes os ônibus da empresa, porém o lado da seriedade e da honestidade venceu mais essa batalha e garantir o direito do cidadão”, informou.
Por onde passava, a carreata era saldada pelos moradores que saíam para a ruas a fim de aplaudir a passagem da comitiva. De acordo com eletricista Geraldo Macedo de Araújo, a vinda da empresa resolverá os problemas com o transporte no município. “Já não aguentávamos mais ser humilhado todos os dias. Sempre viajando em ônibus sucateados, sem as mínimas condições estruturais e comodidade. Com a quebra do monopólio, será tudo diferente, pois teremos respeitados, entre outras coisas, o direito de escolha pelo melhor transporte que nos atender”, disse. Já a dona de casa Maria da Penha Silva, disse da ansiedade pela volta da operação da empresa no município. “Moço, não vejo a hora dos ônibus da Grande Brasília voltar a rodar aqui na cidade, pois com a outra empresa, não tínhamos nem o direito de reclamar das péssimas condições dos ônibus, agora não, se eu não for bem atendida em uma, viajo na outra”, disse entusiasmada.
A batalha pela quebra do monopólio no transporte público começou a aproximadamente um ano quando um grupo de vereadores liderados por Laodicéia Dourado – PMN e Everaldo Detran – PPL, que iniciaram uma verdadeira batalha contra a exploração do transporte público por uma única empresa. Laodicéia Dourado foi a vereadora que tomou a frente e enfrentou junto com a comunidade, através da coleta de assinaturas, por meio de um manifesto com mais de dez mil assinaturas, participando de várias manifestações, bem como reuniões com autoridades do DF e do Goiás.

A Coortransp/Grande Brasília é uma entidade da área de transporte que existe desde 1989. Começou a operar efetivamente em 1993 nas linhas rurais do Distrito Federal até o ano de 2006. A partir de 2007, conquistou através de licitação pública a outorga para explorar veículos do tipo micoonibus no sistema de transporte público do Distrito federal, ocasião em que foi reconhecida, tanto pelo governo quanto pela sociedade como uma empresa bem organizada cumprindo todos os seus deveres.  Possuindo ainda vários atestados de capacidade técnica e de prestação, não tendo em seu currículo qualquer débito com impostos. De acordo com o presidente, a empresa prima pela qualidade e pelo respeito às leis, principalmente no que tange ao transporte público. “Por sempre trabalharmos com respeito, profissionalismo, seriedade e cumprindo todos os nossos compromissos, estamos a cada dia adquirindo maior respeito junto à sociedade. Assim, entendemos que a resposta está aí. A Grande Brasília, hoje, é uma empresa respeita, tanto no DF, quanto no entorno”, enfocou. Ainda de acordo com o presidente, inicialmente estarão em operação aproximadamente vinte e cinco ônibus, porém em breve chegarão mais cinquenta veículos novos para complementar a frota.
Para finalizar, o presidente informa que a empresa Grande Brasília falou os investimentos no município. “Disponibilizaremos para a comunidade linhas que vão do município para Gama e Brasília com preços mais acessíveis, oferecendo conforto e qualidade”, completou.

Nenhum comentário




Latest Articles