Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


3º campeonato de Cross Sup vai reunir atletas profissionais e amadores Previsão do tempo para este sábado é de muito sol e muitas manobras dos remadores


A realização do 3º Cross Sup (Stand Up Paddle) Clube do Vento  neste sábado (1º), a partir das 10h, no Clube Naval de Brasília, está sendo o evento mais esperado pelos praticantes do Sup do Distrito Federal e de outros estados.  As inscrições podem ser feitas até minutos antes da prova, mas o ideal é chegar mais cedo – a partir das 9h a organização estará recebendo os inscritos de última hora. Para quem não tem  prancha própria, o Clube do Vento vai disponibilizar o equipamento para garantir que todos participem desse campeonato. “ A escola colocará cerca de 40 pranchas para uso no dia do evento”, garante James Radde, proprietário do Clube do Vento.
A expectativa sobre esse campeonato de Sup é grande, já que James pretende reunir um número representativo de atletas profissionais e amadores do Distrito Federal e dos demais estados. De acordo com a programação, a competição será dividida em três modalidades: Cross Sup individual e com revezamento, Fun Race e Wind Sup, e vai distribuir prêmios e brindes.  “A atração principal será o sorteio de uma prancha importada Zero Km”, enfatiza o atleta.
Para o proprietário do Clube do Vento, não é apenas a premiação que impulsiona a participação no campeonato. Ele explica que as pessoas que já praticam o esporte, em razão da competição, se dedicam mais às aulas para obter um bom desempenho. “Todos os participantes querem mostrar a melhor performance  na prova. Logo, a prática constante do Sup faz com que o desempenho seja cada vez melhor e as manobras sejam cada vez mais rápidas”. E nessa busca constante pela perfeição, os atletas ganham pontos na saúde. “Essa modalidade de esporte contribui em muitos aspectos para a saúde. Além de trazer a sensação de bem estar também contribui para a boa forma, com destaque para as pernas e braços”, explica.
 
Como toda atividade esportiva, o Sup exige aquecimento. “A prática do Sup deve ser precedida de alongamento para o aquecimento muscular. É recomendável que se leve água nas competições de longa duração”, avisa  James.
O Sup pode ser praticado em diversos ambientes, como lagos e no mar. “No Lago Paranoá, o praticante vai encontrar água mais calma e no mar as inevitáveis ondas. Existem equipamentos diferenciados para os dois ambientes. O praticante terá que treinar para alcançar bons resultados tanto no lago como no mar”, ensina o atleta.
Como o Sup é um esporte envolvente – quanto mais se pratica mais se tem vontade de estar sobre a prancha –,  a experiência de James Radde  em duas edições da competição o leva a garantir que o número de atletas nessa modalidade de esporte tem aumentado. “O número de adeptos cresce em Brasília, nos estados e em todo o planeta. O Stand Up Paddle é um dos esportes que mais ganha adeptos no mundo, segundo publicações especializadas. A mistura de esporte com lazer faz com que o Sup seja diferenciado, pois a performance é exigida ou não, dependendo das possibilidades de cada praticante”, atesta James.
 
O esporte tem proporcionado emoção tanto nas  crianças como nos adultos. Mas há pré-requisitos a serem obedecidos. “Para fazer parte desse time basta que o interessado saiba nadar, tenha boas condições de saúde e siga as regras básicas de segurança, com o uso obrigatório do colete e do leash (tornozeleira que liga a pessoa à prancha)”, alerta.
Essa predileção pelo esporte não foi suficiente para considerá-lo olímpico. “O esporte é novo, surgiu há seis anos e vem sendo difundido em quase todos os países. Já existem vários campeonatos. No Brasil, recentemente, foi criado o circuito brasileiro. Mas ainda não é um esporte olímpico”, esclarece James.
 
Como em Brasília nessa época do ano as chuvas são frequentes, James avisa que o mau tempo não vai impedir a realização da prova. “A chuva fina não interfere na realização das provas, mas já se sabe que está previsto sol e não haverá chuvas nesse dia, somente à noite. A competição estará devidamente sinalizada com boias e, por essa razão, os praticantes não terão dificuldade para realizar o percurso estabelecido para as provas”, prevê ele, de acordo com o serviço de meteorologia.
 
Assessoria de Imprensa:  Daise Lisboa (9970-1810)
James Radde (Clube do Vento): 9672-8596

Nenhum comentário




Latest Articles