O Centro de Capacitação e Atendimento da Mulher em parceria com a Administração Regional de Santa Maria – RA XIII, através da Diretoria de Assistência Social realizou na tarde desta sexta-feira, 30, o encerramento do curso “Oficina da Mamãe”, no salão de múltiplas funções da cidade, com a entrega de enxovais para as sessenta mães que completaram o curso. O administrador Néviton Sangue Bom e a primeira dama, Vanuza de Aguiar Pereira, estiveram presentes ao evento juntamente com a presidente da entidade Rozamira Pereira da Conceição, a assessora especial da Vice-governadoria do GDF, Conceição Moreira e a Diretora Social da R.A. XIII Luciana Gonçalves Ferreira, além de outros servidores da Administração Regional.
Durante a programação houve a apresentação de um slide narrado pela presidente da instituição, que ao agradecer as gestantes participantes do programa, levou emoção ao público. O administrador Néviton Sangue Bom, em sua fala, fez homenagem à servidora do órgão “Sarinha” enfocando seu exemplo de superação. Ele também enfocou que em 2014 a assistência vai ser ampliada. “Nos próximos meses, iremos buscar junto ao governo e a iniciativa privada apoio para realização de projetos sociais iguais a esses, visando o bem estar e a valorização da nossa comunidade, o que vai garantir mais segurança para as futuras mamães e nossos pequenos, sem contar que estamos investindo tanto na infância, quanto na juventude com programas específicos para que as mães possam ter a tranquilidade de um futuro para seus filhos”, discursou.
A Primeira dama, emocionada, falou do carinho com que foi conduzido o curso pelo CCAM e afirmou, em nome do esposo e administrador, que causas sociais iguais serão marca da administração do esposo na cidade para o próximo ano, também fez questão de agradecer as mães pela conclusão do curso que, segundo ela, “servirá como aprendizado na educação dos seus filhos que estão prestes a nascer”.
Cerca de 60 gestantes participaram das atividades durante o período de realização. Os encontros aconteceram semanalmente e atendeu exclusivamente gestantes de baixa renda. Elas finalizam o período recebendo o enxoval completo para o bebê, sendo que alguns foram confeccionados pela própria instituição, bem como diploma de conclusão do curso.
Durante o curso as gestantes aprenderam a fazer tricô e crochê, assistiram várias palestras de diferentes temas voltados à gravidez e educação dos filhos que servirão no aprendizado para a realização de trabalhos e que ajudarão na renda da família, bem como educação dos filhos.
De acordo com Rozamira, a CCAM pretende levar o projeto a todas as cidades satélites e cidades do entorno. “Até o momento atendemos mais de 197 gestantes na região norte do DF e pretendemos levá-lo a todas demais cidades da região sul, começando aqui por Santa Maria, onde estamos encerrando este curso com a formação de sessenta gestantes”, disse.
A seleção das gestantes que participaram do curso foi feita pela Diretoria Social da Administração Regional da cidade, por meio de levantamento socioeconômico, através de visitas e outros meios, informou a diretora Luciana Gonçalves Ferreira. Segundo ela, a cidade é uma das que apresenta maior carência nesse sentido. “As gestantes da nossa cidade, na sua maioria, necessitam muito do apoio do poder público no acompanhamento da gravidez e programas semelhantes são de grande valia, colaborando suas necessidades materiais quanto na elevação da autoestima”,enfocou.
Já a assessora especial da Vice-governadoria do GDF Conceição Moreira, o apoio ao projeto da CCAM é muito importante e necessário. “O nosso Vice governador Filippelli determinou que acompanhássemos o projeto da CCAM de perto, prestando todo apoio necessário para o bom desenvolvimento do mesmo, e o nosso apoio se estende ainda mais, pois há a dedicação, além de tudo voluntária, onde nos doamos à causa”, disse.