Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Acidente fatal de Justin Wilson marca 9ª morte da Indy nos últimos 23 anos

Inglês faleceu um dia depois de sofrer grave acidente na etapa de Pocono, nos EUA

Pedaço de carro de Sage Karam atingiu capacete de Justin Wilson em Pocono, na Fórmula Indy (Foto: Reprodução)

A morte de Justin Wilson, atingido no capacete por um pedaço de carenagem de um carro adversário durante a etapa de Pocono do último domingo, é mais um capítulo da longa lista de fatalidades da Fórmula Indy. Somados com os números das categorias precursoras (AAA e USAC) e o período em que a categoria se dividiu em duas (CART e IRL), entre 1996 e 2007, foram 96 acidentes fatais com pilotos em corridas, treinos e testes. 

2011 – DAN WHELDON (LAS VEGAS)Nos últimos 23 anos, a maior categoria de monopostos dos Estados Unidos presenciou nove tragédias, incluindo as perdas do campeão Dan Wheldon e do jovem promissor Greg Moore. Antes disso, a Indy vivenciou seu maior período sem mortes, dez anos, entre as perdas do americano Jim Hickman em 1982 e do filipino Jovy Marcelo em 1992. O tradicional oval de Indianapolis, circuito da Indy 500, uma das mais importantes provas do automobilismo mundial, foi o palco do maior número de fatalidades: ao todo 36 pilotos perderam a vida no local. Relembre as últimas mortes na categoria:

A última morte na Fórmula Indy havia ocorrido na etapa final do campeonato de 2011, no oval de Las Vegas. Campeão da temporada de 2005 e dono de três vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, Dan Wheldon se envolveu em um acidente de 15 carros. Na batida, o carro dele decolou, bateu na grade de proteção e explodiu em chamas. Ele foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu aos 33 anos. Por ironia do destino, Wheldon era consultor do modelo de carro que a categoria estava desenvolvendo para a temporada seguinte que continha uma peça atrás das rodas para evitar decolagens em acidentes. Em homenagem, o modelo foi batizado com as iniciais do piloto, DW12.

Dan Wheldon foi vítima de acidente na etapa de Las Vegas, em 2011 (Foto: Getty Images)

2006 – PAUL DANA (HOMESTEAD) 

Entre 1996 e 2007, a Indy se dividiu em duas categorias, a CART – ou Champ Car – e a IRL, que se fundiram novamente em 2008. Nesse período, foram seis acidentes fatais, o último deles tendo como vítima o americano Paul Dana. Durante o aquecimento para a etapa de Homestead da IRL, o piloto de 30 anos acertou a mais de 300 km/h o carro de Ed Carpenter, que havia rodado na pista.

2003 – TONY RENNA (INDIANÁPOLIS)

Três anos antes, também pela IRL, o americano Tony Renna morreu aos 26 anos durante um teste em Indianápolis. O carro dele decolou e bateu na grade de proteção. 

1999 – GREG MOORE (FONTANA) 

Carro de Greg Moore em acidente em Fontana, em 1999 (Foto: Reprodução)

Em 1999, o promissor canadense Greg Moore, perdeu a vida após um impressionante acidente na corrida no superoval de Fontana. Depois de ter machucado a mão no fim de semana, e insistido com os médicos para correr, Moore perdeu o controle do carro logo nas primeiras voltas da prova, foi em direção à grama e capotou várias vezes até atingir violentamente o muro interno do circuito.

1999 – GONZALO RODRIGUEZ (LAGUNA SECA)

No mesmo ano, também pela Champ Car, o uruguaio Gonzalo Rodriguez, da Penske, morreu em Laguna Seca. Ele bateu nos pneus da famosa curva do saca-rolha, foi lançado ao ar, atravessou a mureta e caiu em um barranco, de cabeça para baixo. Rodriguez quebrou o pescoço e morreu.

1996 – JEFF KROSNOFF (TORONTO-CAN)

Em 1996, o americano Jeff Krosnoff morreu após um acidente no circuito de rua de Toronto, no Canadá. O piloto atingiu o carro de Gary Arvin, decolou e acertou um poste que estava colocado à frente da grade de proteção. 

1996 – SCOTT BRAYTON (INDIANÁPOLIS)

Em 1996, durante os treinos livres para as 500 Milhas de Indianápolis, o piloto Scott Brayton, de 37 anos, teve um pneu estourado e acertou o muro com externo. O ângulo e a força do impacto contribuíram para a morte do piloto.

1992 – JOVY MARCELO (INDIANÁPOLIS)

Em 1992, o filipino Jovy Marcelo também morreu durante sessão de treinos livres para as 500 Milhas de Indianápolis. O novato de 26 anos perdeu o controle do carro a 280km/h e atingiu o muro com violência.

Fórmula Indy prestou homenagem ao piloto Justin Wilson (Foto: Reprodução/Fórmula Indy)



Fonte - GE

Nenhum comentário




Latest Articles