Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Santa Maria toma conta!

Descaso e omissão são considerados algumas explicações que justificam os vários problemas enfrentados e estão tirando o sono dos moradores, cansados de esperar por soluções do poder público.



Mais uma vez neste ano, denúncias de abandono e omissão do poder público chegam aos veículos de imprensa que mostram a verdadeira situação em que se encontra a cidade quando o assunto é gestão administrativa.

Em pouco mais de nove meses à frente da administração local, a equipe comandada por Nery do Brasil ainda encontra dificuldades em gerenciar os serviços básicos que a população necessita no dia a dia. Talvez por falta de experiência administrativa, a equipe da atual Administração Regional passa pelo demérito de receber uma boa avaliação, sendo considerada mais uma que passou pela cidade. A aprovação do político Nery junto à comunidade caiu muito devido a fragilidade da sua gestão que possui mais discurso do que trabalho propriamente dito. “Esperávamos mais do nosso administrador, ainda mais por ser uma pessoa sem indicação de distrital e com transito direto junto ao governador e até agora foram mais discurso do que ação”, resumiu uma liderança local.

Outro fator preocupante é a insegurança que aumentou nos últimos dias e o grave problemas da saúde, tendo em vista que o setor de pediatria do hospital regional da cidade está fechada há mais de um ano, bem como existe a ameaça iminente de fechamento da maternidade por falta de servidores. Esses e outros problemas estão tirando o sono dos moradores. “Estamos esquecidos e ninguém toma providência alguma. Será que precisaremos aparecer nas páginas dos jornais para sermos ouvidos? ” Perguntou a dona de casa Maria do Carmo Souza.

Inicialmente, para justificar a falta de ações da Administração, pregava-se a falta de pessoal e maquinário a impedia de realizar os serviços básicos em Santa Maria. Agora com a chegada da estrutura pouco mudou na vida dos moradores. As ruas estão esburacadas, esgoto transbordando a céu aberto, lixo por toda parte, invasão de áreas púbicas que cresce assustadoramente a cada dia e toma conta da cidade, bem obras particulares irregulares são erguidas dia a dia em toda a sua extensão e sem qualquer fiscalização dos órgãos competentes, são alguns dos problemas enfrentados pelos moradores.

É certo que algumas benfeitorias estão sendo realizadas pela atual gestão, das quais podem ser destacadas o nivelamento e identificação de ruas no Porto Rico, a instalação do Senac, que diga-se de passagem, é uma reivindicação antiga dos moradores. Todavia, houve um empenho maior por parte da atual administração. Assim mesmo, o trabalho realizado pela atual gestão que administra Santa Maria está longe de ser considerada o mínimo que a população tanto necessita. “Infelizmente nem a poda das arvores das avenidas Alagados e Santa Maria a administração está conseguindo realizar. Se não fosse aquele senhor para podar parte das árvores da Avenida Santa Maria, as árvores estavam tomando conta da via, a exemplo do que está acontecendo na Alagados”, resume a professora Ana Mara Ribeiro.

Por falar em poda de árvores, na Avenida Alagados esse serviço foi esquecido pela Administração Regional. As árvores estão invadindo a via e causando transtornos tanto a pedestres quanto para os motoristas, uma vez que, principalmente próximo das faixas de pedestres, a sinalização está encoberta pelas galhas das árvores, bem como é impossível notar a presença de algum pedestre nas suas imediações em determinados momentos. Assim, ambos correm risco de sofrerem qualquer tipo de acidente, também há o fato de risco de assaltos a transeuntes da ciclovia certas horas da noite, uma vez que os marginais se escondem nas árvores para cometerem assaltos.

Procurada para falar sobre o assunto, a Administração Regional por meio de um assessor informou que o órgão já está tomando providências e que nos próximos dias estará iniciando a poda das árvores na Avenida Alagados, bem como já há uma solicitação para a Novacap promover operação tapa buracos nas ruas da cidade. “Agora, após nove meses de governo e justamente no período que avizinha as chuvas. É brincadeira! Esse serviço não vai nem iniciar direito, pois servidor público não trabalha na chuva”, relatou o aposentado Raimundo Rocha.

As invasões de áreas públicas também se tornaram um problema para a atual gestão. No início eram apenas cerca de quinze áreas invadidas com cercamento de arame farpado. Agora, após nove meses de governo o número já passa de cinquenta e em muitos casos já há a instalação de rede elétrica e água potável, bem como edificações de alvenaria. Muitas dessas invasões sofreram desocupação e que em menos de 24h, tornaram a serem ocupadas a olhos nus dos gestores administrativos da cidade “que se fizeram de cegos” diante do problema! Exemplo são dois terrenos localizados na CL 419 e CL 200, onde o governo realizou operações para a desocupação por mais de uma vez e em pouco tempo, voltaram com suas edificações erguidas e atualmente com todas as benfeitorias. “Parece até que foi combinado com a Administração, pois fizeram de conta que realizaram derrubada. Porém, em menos de 24h os invasores retornaram e tornaram a edificar os imóveis. Ainda há o fato de que, com relação ao lote da 419, eles só retiraram a cerca e mantiveram a edificação. Por que será que o órgão procedeu dessa forma sendo que a ordem era para derrubar? ”, falou um respeitável advogado local.


Durante os 26 anos de Santa Maria, várias perolas passaram pela Administração Regional com a intensão de ajudar no desenvolvimento da cidade. Todavia, muitas dessas mais atrapalharam do que colaboraram. Foram exemplos de todo o tipo de situação, até ao ponto de desvio de recursos públicos e agora omissão. Pelo andar da carruagem, a atual gestão que comanda a cidade ficará marcada como a administração que nada fez para preservar as áreas públicas da cidade, tomadas por invasões e isso é ruim para a população. Porém, parte das pessoas que se dizem lideranças em Santa Maria não são capazes de proteger o seu patrimônio a não ser viver de “acordos”. Nisso, fica fácil administrar.



Fonte - Agência Satélite

Nenhum comentário




Latest Articles