Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Liliane Roriz homenageia Santa Maria pelos seus 26 anos em sessão solene

Na última quarta-feira (24), a vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Liliane Roriz esteve em Santa Maria presidindo uma sessão solene em comemoração aos 26 anos da cidade. Vária lideranças comunitárias e pessoas anônimas da comunidade compareceram ao Salão Comunitário Nova Cidadania, situado na QR 207, com a finalidade de prestigiar o evento. A parlamentar chegou por volta das 18h e fez questão de receber e cumprimentar um a um logo no rol de entrada do salão.


Ao dar início à solenidade, após a composição da mesa, a parlamentar lembrou da trajetória política do pai, o ex-governador Joaquim Roriz e suas ações em prol da cidade. “Acompanho desde criança meu pai falar de Santa Maria. Ele sempre disse que de todas as cidades satélites, Santa Maria é a sua preferida, pois sempre teve um carinho especial por ela”, disse.

Ela ainda lembrou do empenho do pai em prol das famílias que viviam em invasões. “Brasília tinha 64 favelas, onde viviam – melhor, sobreviviam – mais de 400 mil pessoas. Já pensou? Brasília estava virando um imenso descampado, coberto de barracas. Papai conseguiu retirar todas as invasões, sem violência, sem trator, sem polícia com cachorro. Deu a elas um lote, uma bica de água e um fio de luz e com isso essas famílias ganharam dignidade”, lembrou.

Estiveram presentes ao evento várias lideranças comunitárias e políticas de Santa Maria e região, além de representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, do Conselho de Saúde e do hospital da cidade, além do administrador, Nery do Brasil.

Apesar do forte calor, os convidados acompanharam o evento até o final e fizeram questão de ouvir com atenção as palavras da parlamentar.

Liliane concedeu a palavra para que algumas lideranças pudessem fazer uso e ouviu de muitas delas reclamações, principalmente com relação ao sistema de saúde. “Infelizmente tudo o que conseguimos aqui em Santa Maria foi através de muita luta e reivindicação. Porém, com relação ao funcionamento mínimo do hospital, nem assim estamos conseguindo, pois falta de tudo. Maternidade, pronto socorro, pediatria...nada funciona. Até mesmo medicamento está em falta. Médicos! Nem pensar. Assim, gostaríamos, deputada, que a senhora na qualidade de ‘madrinha’ da cidade, nos ajude a enfrentar esse que é o principal entrava para a nossa cidade”, desabafou o prefeito comunitário Alan de Brito.

Por sua vez, o empresário Antônio Benjamim de Morais (Samuka) ao fazer uso da palavra, falou do grave problema fundiário que a cidade enfrenta. “Santa Maria está sitiada, cercada por arame farpado e sendo vendia à revelia por muitos que se dizem quilombolas. Todavia, ao fazer um levantamento minucioso, identificamos que não existe qualquer citação de que as terras da cidade têm qualquer vínculo com essa gente, ou seja, existe uma quadrilha que está surrupiando nossas terras e as vendendo como se fossem deles. Se não for feito algo de emergencial, aqui se tornará um caos”, disse.

Fizeram uso da palavra outras lideranças comunitárias que também reforçaram a lista de reivindicações, entre as quais, José de Assis Fonseca (Fonseca de Santa Maria) que voltou a cobrar o registro das treze quadras da cidade, além do jovem Nathan que foi bastante elogiado pela mesa por ser uma das novas esperanças em matéria de lutas em prol da cidade.

Outro que foi bastante elogiado foi o aposentado Zé das Placas, que ao ter seu nome lembrado, houveram várias cobranças para que esse fosse nomeado na administração local.

Ao final do evento, várias lideranças receberam certificado de mérito por serviços prestados na cidade e diferentemente de anos anteriores, o número de homenageados diminuiu sistematicamente. “Desta vez a Câmara homenageou a cidade de Santa Maria e fez reconhecimento ás verdadeiras lideranças da cidade e isso é muito importante para o crescimento da cidade, pois só recebeu a honraria quem realmente tem trabalho prestado pela cidade”, explicou o presidente da Analc, Ilso Firmino Neto.

Liliane ainda prometeu enviar R$ 2 milhões em emedas para que sejam empregados na construção de Pontos de Entrega Voluntária de lixo (PEVs) na cidade. “Quero que Santa Maria seja pioneira na luta contra o mosquito Aedes aegypti e contra a dengue, zika e chikungunya. Eu destinei, no ano passado, quase R$ 2 milhões para o SLU construir PEVs nas cidades, mas eles não fizeram e perdemos esse dinheiro. Este ano, quero garantir os PEVs para Santa Maria”, disse Liliane, com aval do administrador da cidade, Nery do Brasil, de que as obras serão realizadas. “Há muito tempo estou preocupada com o lixo jogado de qualquer jeito na cidade se transformando em criadouros do mosquito. Vamos juntos acabar com essas doenças”, completou a parlamentar. 

Santa Maria foi criada no início da década de 90, pelo então governador Roriz, por meio do Programa de Assentamento de Famílias de Baixa Renda em lotes semi-urbanizados. O governo loteou uma área do Núcleo Rural Santa Maria e transferiu os moradores das invasões do Gama e das demais localidades do Distrito Federal para esta cidade que poucos acreditavam. Após 26 anos e apesar dos vários problemas de ordem administrativa, Santa Maria é orgulho para a sua gente por ser a cidade de um povo hospitaleiro e cheio de esperança de dias melhores.


Da Agência Satélite
Leia matéria completa em www.agenciasatelite.com.br


Nenhum comentário




Latest Articles