Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Na BA, 21 presos quebram cadeados e fogem usando corda feita com lençóis

Informação foi divulgada neste sábado pela assessoria da Polícia Civil. Seis fugitivos foram recapturados; foi a 2ª fuga em massa na BA em 24h.

Alan Tiago Alves
Do G1 BA

Presos usaram corda feita com lençóis para fugir de carceragem na Bahia (Foto: Carlos José/Site Voz da Bahia)

Vinte e um presos fugiram da carceragem da 4ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin) de Santo Antônio de Jesus, a cerca de 185 quilômetros de Salvador, no Recôncavo da Bahia, na noite de sexta-feira (13). A informação foi divulgada na manhã deste sábado (14) pela assessoria de comunicação da Polícia Civil. Até às 10h40, apenas seis fugitivos haviam sido recapturados.

Presos fugiram de carceragem em Santo Antônio de
Jesus. (Foto: Carlos José/Site Voz da Bahia)

Segundo a polícia, a fuga ocorreu por volta das 23h30, quando um grupo de detentos conseguiu quebrar uma barra de ferro de uma das celas. Em seguida, utilizaram a mesma barra para quebrar os cadeados de outras celas e liberar outros detentos. Após isso, a Polícia Militar informou que o grupo utilizou cordas feitas com lençóis para pular o muro da carceragem. A unidade tem capacidade para comportar apenas seis presos, mas 21 estavam no local e todos fugiram.

A polícia informou que um delegado plantonista, um escrivão e dois agentes de polícia estavam na unidade policial, mas não perceberam a fuga, porque os presos escaparam pelos fundos. Na ação, não houve feridos.

Segundo a Polícia Civil, as buscas pelos fugitivos começaram logo em seguida e três dos detendos foram recapturados ainda na noite de sexta. Outro preso foi localizado durante a madrugada deste sábado e outros dois pela manhã.

A polícia não divulgou os nomes dos detentos que fugiram, mas disse que a maioria responde por tráfico de drogas, homicídios e roubo. Ainda segundo a polícia, os detentos são de média e alta periculosidade.

A assessoria da Polícia Civil informou que a maioria dos fugitivos já estava sentenciada e estava aguardando vaga em presídio. Outros que conseguiram escapar aguardavam audiências de custódia. Equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar da cidade realizam buscas para tentar localizar os demais fugitivos. Ainda segundo a polícia, a segurança na delegacia foi reforçada após a fuga em massa.

Outra fuga
Presos serraram grades de cela de cadeia 
emSalvador (Foto: Divulgação/Sinspeb-BA)
Foi a segunda fuga em massa registrada na Bahia em menos de 24 horas. Outra fuga ocorreu na madrugada de sexta-feira (13) no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador. Ao todo, 17 detentos fugiram após serrarem as grades de uma das celas da unidade prisional, segundo informou a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP).

A fuga só foi detectada pela manhã, quando os agentes penitenciários da unidade perceberam os danos na cela. A unidade prisional tem capacidade para comportar 808 presos, mas, durante a fuga, estava com 1227 detentos.

Segundo informou o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb-BA), todos os 17 presos que fugiram são de uma mesma facção criminosa que nasceu em 2015 entre os pavilhões do presídio da capital e se espalhou pelo estado da Bahia

Após a fuga em massa, o governador da Bahia, Rui Costa, determinou ao secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, a exoneração do diretor da Cadeia Pública, o capitão da PM Pablo Fagner Araújo Carvalho, e do diretor adjunto da unidade prisional, Paulo Cesar Gonçalves Sacramento.

Um dos que escaparam, conforme o Sindicato dos Agentes Penitenciários, foi Ricardo Martins Batista, 33 anos, suspeito de ter matado o delegado Luís Carlos Ribeiro Couto, 59 anos, no dia 2 de abril deste ano em Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital baiana. Ricardo foi preso em maio de 2016. A Seap, no entanto, não divulgou nome dos fugitivos e nem confirmou se Ricardo está entre eles.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários atribuiu a fuga à superlotação da unidade carcerária e à falta de segurança do local. Em nota, a entidade afirmou que o complexo tem número maior que o indicado de presos por cela, que faltam câmeras de vigilância, iluminação nas guaritas e vigilância da polícia nas imediações e nas guarita da unidade.

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que, por meio da Corregedoria, abriu uma sindicância para investigar os procedimentos de segurança da cadeia e as circunstâncias da fuga. A Cadeia Pública de Salvador foi inaugurada em maio de 2010 e, segundo a Seap, foi a primeira fuga registrada desde então.

Presos fugiram de cadeia em Salvador (Foto: Divulgação/Sinspeb-BA)

Presos fugiram de cadeia em Salvador (Foto: Divulgação/Sinspeb-BA)


Fonte - G1/Bahia
Leia também em www.agenciasatelite.com.br

Nenhum comentário




Latest Articles