Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Polícia e Caesb fazem ação contra 'gatos' na rede de água em Santa Maria, no DF

Famílias dizem que têm liminar e já pediram hidrômetros; Caesb cobra comprovação de posse. Em 2017, companhia removeu 1,6 mil ligações clandestinas; prejuízo é de R$ 43,5 milhões ao ano.

Por G1 DF

Polícia Civil faze operação para acabar com ligações clandestinas de água em Santa Maria
A Polícia Civil do Distrito Federal e a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) deflagraram operação, nesta quinta-feira (9), para desfazer ligações clandestinas de água em Santa Maria. A ação incluiu quadras residenciais e áreas não regularizadas do condomínio Porto Rico.
Resultado de imagem para Polícia Civil faze operação para acabar com ligações clandestinas de água em Santa Maria

Na AC 104, os fiscais flagraram um "gato" que abastecia 14 famílias, em sete lotes do conjunto B. Os moradores dizem que têm uma liminar da Justiça para ocupar o local, e que já solicitaram a instalação dos hidrômetros e da rede regular de abastecimento. A Caesb cobra documentos que provem a regularidade da terra.

"Na verdade, não foi ligado naquela área específica porque eles não comprovaram a propriedade. Por isso que foi negada a água, por diversas vezes", diz o coordenador do escritório da Caesb em Santa Maria, Carlos Alberto Vieira. Na operação, o cano irregular foi retirado.

Porto Rico

Mais à frente, as equipes de fiscalização chegaram à terceira etapa do Condomínio Porto Rico, que ainda não é regularizada. Segundo cálculos da Caesb, cerca de 200 casas têm ligação clandestina de água.

Toda essa rede saía de um "gato" principal, que foi cortado. "Eles só atendem onde tem hidrômetro, e já tem uma parte aqui da comunidade onde não vai ser atendido", afirma a presidente da associação de moradores do Porto Rico, Joana D'Arc.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), o condomínio Porto Rico está em fase de regularização. O projeto urbanístico já foi enviado para aprovação, mas a licença ambiental ainda está pendente no Ibram.

Milhares de ligações

Entre janeiro e outubro deste ano, a Caesb desfez 1.680 ligações clandestinas. O número corresponde a mais que o dobro dos 720 desligamentos registrados no mesmo período do ano passado. No período, a Polícia Civil fez 95 perícias – mais que o triplo do ano passado.

Desde fevereiro, o número de equipes dobrou, e a Caesb passou a usar monitoramento via satélite. De acordo com o sistema, há cerca de 41,3 mil pontos suspeitos de ligação clandestina em todo o DF – incluindo áreas urbanizadas e regularizadas. O prejuízo é estimado em R$ 43,5 milhões ao ano.


Fonte - G1/Distrito Federal

Nenhum comentário




Latest Articles