Atriz Eloísa Mafalda morre aos 93 anos

Artista faleceu em casa, em Petrópolis, nesta quarta-feira

POR JÚLIA COPLE

Atriz Eloísa Mafalda, em março de 1996 - Basílio Calazans / Divulgação

RIO — Intérprete de papéis marcantes da dramaturgia brasileira, a atriz Eloísa Mafalda morreu, aos 93 anos, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Marcos Teixeira, filho da artista, confirmou que a mãe faleceu por volta das 20h30m desta quarta-feira, em casa. Segundo Marcos, o enterro de Eloísa ocorrerá em Jundiaí, no interior de São Paulo. A família ainda não sabe a causa da morte e organiza o sepultamento para quinta ou sexta-feira. Ela deixa dois filhos, dois netos e dois bisnetos.

PATRICIA KOGUT: Eloísa Mafalda, a primeira Dona Nenê de 'A grande família', se tornou uma das coadjuvantes mais queridas da TV brasileira

VEJA IMAGENS DA CARREIRA DA ATRIZ ELOÍSA MAFALDA

Eloísa Mafalda em 'Delegacia de Mulheres' (1990)Foto: Reprodução/Memória Globo

Ao lado de Beth Mendes em cena na minissérie 'Aquarela do Brasil' (2000)Foto: Roberto Steinberger / TV Globo

Eloísa Mafalda na novela 'Mulheres de areia' (1993)Foto: Bazilio Calazans / TV Globo

Ao lado de Lucinha Lins e Ary Foutoura, em Roque Santeiro (1985)Foto: Divulgação/Canal Viva

Eloísa Mafalda interpretando Nenê ao lado de Jorge Dória como Lineu na primeira versão de 'A grande família' de 1970Foto: Cedoc/Funarte


Lauro Corona, Eloísa Mafalda, Renata Fronzi e Andréa Beltrão na novela 'Corpo a corpo' (1984)Foto: Divulgação/TV Globo

A atriz com Renato Pedrosa em cena de 'Brilhante' (1981) Foto: Reprodução/Memória Globo
Em cena com Célia Biar e Irene Singery em 'A próxima atração' (1970)Foto: Reprodução/Memória Globo

Eloísa Mafalda trabalhou como costureira e auxiliar de escritório nas Emissores Associadas, na qual teve os primeiros contatos com a arte e a interpretação. Começou sua carreira no rádio. Seu irmão Oliveira Neto a convenceu a fazer um teste. Ela foi aprovada e começou a fazer radionovelas da Rádio Nacional. em seguida a atriz fez sua estreia na TV Paulista, onde ficou até a emissora acabar e ser vendida para a TV Globo.

Eloísa Mafalda, ao lado de Cássia Kiss e Lucinha Lins, em 'Roque Santeiro' - Reprodução
Na Globo, Eloísa viveu papéis marcantes em mais de 40 trabalhos, entre novelas, séries e especiais. Caso de Dona Nenê, na primeira versão de "A grande família", e a inesquecível Dona Pombinha Abelha, de "Roque Santeiro". A carreira conta ainda com outros personagens que caíram no gosto do público, como Maria Machadão, de "Gabriela"; Dona Mariana, de "Paraíso"; Gioconda Pontes, de "Pedra sobre pedra"; e Manuela, de "Mulheres de areia".

Pelas redes sociais, o neto da atriz Marcello Berro fez despedida emocionada para avó, a quem chamou de "meu grande amor".

"Foi a primeira mulher que me pegou no colo. Sim! Antes de colocarem no colo da minha mãe, ela pegou da mão da obstetra e disse: 'É meu neto!' Nosso amor sempre foi explícito. Quando aprendi a escrever, escrevi em todos os livros da casa dela, listas telefônicas, paredes, gavetas: 'Vó te amo'", escreveu o neto, em post no Facebook.


Fonte - O Globo

Postar um comentário

0 Comentários