Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - NOVO GAMA IPTU/2024


Ibaneis e Rollemberg vão para o 2º turno no DF nas Eleições 2018


Os dois candidatos concorrerão à principal cadeira do Palácio do Buriti em 28 de outubro, quando eleitores da capital voltam às urnas



O eleitor do Distrito Federal terá de escolher, no segundo turno, entre Ibaneis Rocha (MDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB). Pouco antes de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluir a apuração de todas as urnas eletrônicas, já era possível afirmar que nenhum outro candidato conseguiria alcançar o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) e o atual governador do DF.

O TRE-DF confirmou o resultado por volta das 18h35 deste domingo (7/10), com 98% das urnas apuradas. Ibaneis tinha 41,99%, somando mais de 622 mil votos. Rollemberg, com 13,94%, estava com 206 mil votos.

A campanha dos dois postulantes ao GDF ganhou corpo na reta final da disputa, sobretudo a do emedebista, que, em pouco mais de um mês, saiu dos 2% para a liderança na preferência do eleitorado.

Apesar de ter figurado entre terceiro e quarto na maioria dos levantamentos, o candidato à reeleição Rollemberg conseguiu uma arrancada para garantir vaga na “final” das eleições na capital do país.

O resultado teve surpresas, como Eliana Pedrosa (Pros), que, embora fosse uma das favoritas a chegar ao segundo turno, despencou nos últimos dias de campanha. Ela terminou em quinto lugar, atrás de Rogério Rosso (PSD), em terceiro; e General Paulo Chagas (PRP), em quarto.

Festa durante a apuração
Ao lado de apoiadores, amigos e família, Ibaneis acompanhou a apuração das urnas na sede do Clube dos Advogados de Brasília. Um telão mostrava ao vivo a contagem dos votos. Todos estavam em clima de festa, comemorando o bom desempenho do candidato do MDB.

Rollemberg acompanhou a apuração na casa da mãe, Dona Teresa, na 206 Sul. O governador também celebrou com apoiadores a chegada à etapa final da disputa.

Já no comitê central da candidatura de Eliana, no Setor de Radio e TV, o clima era de desolação. Poucos apoiadores acompanharam, sem animação, a apuração dos votos.

O segundo turno do pleito de 2018 ocorre no próximo dia 28. As sessões eleitorais serão abertas às 8h e fecharão às 17h.

Perfil dos candidatos
Nascido em Brasília, Ibaneis Rocha Barros Junior é de família piauiense e o primogênito de três irmãos. Casado pela segunda vez, tem dois filhos do primeiro matrimônio e está esperando o terceiro.

Aos 47 anos, é a primeira vez que o advogado concorre a um cargo público. Filiado ao MDB desde 2017, Ibaneis encabeça a coligação Pra Fazer a Diferença e tem como vice o presidente do Avante-DF, Paco Britto. A coalizão conta também com PP, PSL e PPL. Ibaneis é o candidato com o maior patrimônio registrado entre os 11 postulantes ao GDF: R$ 93.720.602,57.

O advogado Ibaneis fez carreira na capital. Ele presidiu a seccional do DF da OAB de 2013 a 2015. Hoje, é diretor do conselho federal e corregedor-geral da entidade.

Ibaneis é formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), fez pós-graduação em processo do trabalho e processo civil e é mestrando em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Em 1990, ele abriu o próprio escritório e se destacou como advogado de várias categorias do serviço público.

Com 59 anos, Rollemberg termina seu mandato no Palácio do Buriti e se coloca na disputa para reeleição com apoio de Rede, PDT, PV e PCdoB. O candidato a vice da chapa Brasília de Mãos Limpas é o presidente do PV-DF, Eduardo Brandão.

Formado em história pela Universidade de Brasília (UnB), chegou a trabalhar como colaborador em Textos Políticos da História do Brasil de Roberto Amaral e Paulo Bonavides, um dos livros de referência histórica do país.

É filiado ao PSB desde 1985. Foi duas vezes deputado distrital (de 1995 a 1996 e de 1999 a 2002), secretário de Turismo (de janeiro de 1996 a abril de 1998), secretário de Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia (de 2004 a 2006), deputado federal (de 2007 a 2010) e senador (de 2011 a 2014).


Fonte - Metrópoles

Nenhum comentário




Latest Articles