Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Aumentam os casos de Covid-19 em Santa Maria



O Distrito Federal está enfrentando uma crescente no número de casos confirmados de Covid-19 e em Santa Maria não tem sido diferente; os números aumentam a cada dia o que acaba preocupando a população e, principalmente quem está na linha de frente contra o coronavírus.

Apesar de não ocupar lugar destaque no ranking infectados, a cidade registrou na última semana uma crescente no número de casos confirmados, bem como de óbitos.

Relatório emitido pela Secretaria de Saúde do DF mostra avanço nos casos desde o primeiro mapeamento. No último levantamento mostrado pelo órgão e divulgado no dia 06 de junho, houve crescimento significativo e Santa Maria já regista 512 casos confirmados. Ainda de acordo com o levantamento, o número de óbitos também aumentou chegando a 7.

Medidas de proteção


A exemplo de outras cidades satélites, na cidade o governo decretou o fechamento de parque públicos e academias comunitárias, tentando assim evitar aglomerações. Outras medidas também foram adotadas pelo governo.

Desde o início da pandemia, o GDF emitiu decretos que torna obrigatório o uso de máscara pela população, servidores públicos, privados e colaboradores que atendem ao público em todo o DF. Além de instituir o uso do acessório, os decretos também destacam que os estabelecimentos não devem permitir a entrada de pessoas esses e, caso aconteça o descumprimento, o estabelecimento será notificado e poderá ser multado. Outro meio adotado pelo governo é o de multar o cidadão que não usar máscaras em locais públicos.
 

O funcionamento dos comércios também sofreu alteração, atualmente somente algumas categorias podem funcionar e com restrições de acesso do público. Restaurantes, bares e lanchonetes por exemplo, só podem atender pelo Delivery. Shopping Center’s e outros estabelecimentos estão com horários reduzidos e regras rígidas de acesso. As academias continuam fechadas.

O governo ainda estuda meios de promover a flexibilização nos comércios, mas devido ao desrespeito por parte de comerciantes e da própria população de modo geral, que estão descumprindo as normas estabelecidas, possivelmente o GDF volte atrás e em muitas cidades poderá ser decretado lockdown (meio mais rígido de isolamento social).

Em Santa Maria, apesar das várias campanhas de conscientização, a comunidade parece não entender as recomendações e o numero de casos continua a subir, podendo levar o governo a decretar medidas mais extremas de contenção ao avanço do vírus. O ideal será a comunidade se conscientizar de que o vírus é perigoso e poderá levar a morte ao infectado, bem como a probabilidade de contágio é alta, não restando outra alternativa a não ser a de seguir rigorosamente as recomendações do estado, bem como, somente sair de casa em caso de extrema necessidade.


Fonte - Agencia Satélite
Fotos e Gráfico - Administração de Santa Maria/SES

Nenhum comentário




Latest Articles