Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - NOVO GAMA IPTU/2024


Estimativa aponta que isolamento poupou 3,1 milhões de mortes por Covid-19 na Europa

Dados da Imperial College London foram publicados nesta segunda-feira (8), e também levam em conta medidas como o fechamento de lojas e escolas.

Mulher reza na janela de cada durante período de quarentena na Itália — Foto: REUTERS/Jennifer Lorenzini
As medidas de isolamento, incluindo o fechamento de lojas e escolas, reduziram as taxas de transmissão da Covid-19 na Europa e podem ter evitado mais de 3 milhões de mortes, indicaram pesquisadores da Imperial College London em estudo publicado na "Nature" nesta segunda-feira (8).

Em um estudo de modelagem do impacto da quarentena em 11 países, os cientistas disseram que as medidas, impostas principalmente em março, tiveram "um efeito substancial" e ajudaram a reduzir a taxa reprodutiva da infecção para abaixo de 1 no início de maio.


A taxa de reprodução, ou valor R, mede o número médio de pessoas para as quais um paciente infectado transmitirá a doença. Um valor R acima de 1 pode levar a um crescimento exponencial.

A equipe de pesquisadores estimou que, no início de maio, entre 12 e 15 milhões de pessoas nos 11 países pesquisados – Áustria, Bélgica, Reino Unido, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Noruega, Espanha, Suécia e Suíça – estavam infectadas com o vírus.

Ao comparar o número de mortes contabilizadas com as mortes previstas pelo modelo se nenhuma medida tivesse sido imposta, os pesquisadores descobriram que cerca de 3,1 milhões de mortes foram evitadas com o isolamento social.

"Medir a eficácia dessas intervenções é importante, dados seus impactos econômicos e sociais, e pode indicar qual curso de ação é necessário para manter o controle", disseram os pesquisadores em um resumo de suas descobertas.
Um segundo estudo realizado por cientistas nos Estados Unidos estimou que as políticas de quarentena implementadas na China, Coreia do Sul, Itália, França, Irã e Estados Unidos impediram ou retardaram cerca de 530 milhões de casos Covid-19.

Focando sua análise nesses seis países, a equipe de pesquisa comparou as taxas de crescimento de infecções antes e depois da implementação de mais de 1.700 políticas locais, regionais e nacionais, destinadas a retardar ou impedir a propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus Sars-CoV-2.

Eles descobriram que, sem políticas para conter a disseminação, as taxas de infecção precoce pelo vírus cresceram 68% ao dia no Irã e uma média de 38% por dia nos outros cinco países.

Usando modelagem econométrica normalmente usada na avaliação de políticas econômicas, os cientistas descobriram que a quarentena havia reduzido a taxa de infecção com "resultados mensuráveis ​​benéficos para a saúde na maioria dos casos".


Fonte - G1/Bem Estar

Nenhum comentário




Latest Articles