Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - NOVO GAMA IPTU/2024


Gama e Santa Maria ganham drive-thru para vacinação

Os postos serão montados no estacionamento do Estádio Bezerrão e na Administração Regional de Santa Maria

*Com informações da Secretaria de Saúde

Para melhor atender a população do Distrito Federal na vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde decidiu abrir, a partir desta segunda-feira (22), mais dois novos pontos de drive-thru. Desta vez será beneficiada a Região de Saúde Sul, no Gama e em Santa Maria.

Os drives serão instalados no estacionamento do Estádio Bezerrão e na Administração Regional de Santa Maria. Os dois novos pontos de vacinação vão reforçar o processo de aplicação da segunda dose, iniciado no dia 8 de fevereiro.

“Os dois novos pontos de vacinação em drive-thru serão abertos para não sobrecarregar a demanda dos já existentes, tendo em vista que só os drive-thrus terão agendamento”, explica o secretário adjunto de Assistência, Petrus Sanchez.

No total, são 12 postos de vacinação por drive-thru no Distrito Federal. A lista completa dos postos de vacinação pode ser consultada aqui.

Agendamento

Na última quinta-feira (18), a Secretaria de Saúde lançou o site vacina.saude.df.gov.br, página na internet para o agendamento da segunda dose da vacina CoronaVac e mais uma medida para evitar longas filas e aglomerações. O site também possibilita o agendamento da vacinação para pacientes acamados.

Nos pontos de vacinação drive-thru, além das doses disponíveis para o agendamento, continua a aplicação da primeira dose (D1) em idosos a partir de 79 anos. Também estão sendo vacinados pacientes em Home Care SAD-AC (público) e atendidos pelo Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (Nrad). Pacientes em Home Care privado podem se cadastrar pelo TeleCovid para agendar a vacinação em casa. Os números são: 190, 193 e 199.

Novas doses

A previsão dada pelo Ministério da Saúde é que cheguem novas doses da vacina contra Covid-19 na próxima terça-feira (23). No entanto, a Secretaria de Saúde não foi informada do quantitativo de doses que serão disponibilizadas para o Distrito Federal.

Somente após a confirmação do número de doses a serem recebidas será possível avaliar a ampliação do público-alvo. O estoque de seringas e agulhas está abastecido e não há risco de falta desses insumos para a vacinação.

Até o momento, o DF já recebeu 162.560 doses da vacina CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac -, e 41,5 mil doses da vacina Covishield – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.

Cerca de 5% do total de imunizantes recebidos são reservados tecnicamente para repor eventuais perdas.

A CoronaVac tem intervalo de aplicação entre as doses de 14 a 28 dias. Devido a isso, metade do quantitativo recebido é reservado para a segunda aplicação. Já com a vacina de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias. Devido a esse tempo, a recomendação do Ministério da Saúde foi que todas as doses desta vacina fossem utilizadas.

O DF possui em estoque 7.421 doses para aplicação da primeira dose e 61.755 para a vacinação da segunda. Mais informações podem ser obtidas na página Vacinômetro.

Fonte - Da Redação *Com informações da Secretaria de Saúde

Leia também em www.agenciasatelite.com.br

Nenhum comentário




Latest Articles