Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Ministério manda recolher petiscos de 3 marcas após morte de cachorros

Novos itens são investigados após suspeita de contaminação por monoetilenoglicol oriundo de empresa sem registro

Divulgação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou o recolhimento de petiscos para cachorro de três marcas. A medida é parte das investigações sobre contaminação com propilenoglicol adulterado, que já teria causado a morte de mais de 50 animais em todo o país.

A apuração começou com produtos da marca Bassar Pet Food, que já anunciou recall de todos os itens no país inteiro. A suspeita é de que o propilenoglicol, item de uso permitido na alimentação animal, tenha sido contaminado por monoetilenoglicol, oriundo de empresa sem registro. A substância é a mesma que causou a morte de dez pessoas que ingeriram a cerveja Belorizontina em 2019 e 2020.

Os itens suspensos pelo Mapa agora são das marcas FVO Alimentos Ltda., Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais e Upper Dog Comercial Ltda. “A medida é cautelar e faz parte dos desdobramentos das investigações que estão sendo realizadas pelo Mapa e que detectou que os lotes de propilenoglicol adulterados foram usados para fabricar esses outros produtos”, informa o ministério.

Da FVO Alimentos Ltda, os alimentos recolhidos são o Bifinho Bomguytos nos sabores frango 65g e churrasco; Bifinho Qualitá sabor churrasco e Dudogs.

Já da Peppy Pet devem ser retirados os produtos Bifinho 60g Peppy Dog frango grelhado; Palitinho 50g Peppy Dog carne com batata doce; Palitinho 50g Peppy Dog frango com ervilha; Bifinho 500g Peppy Dog carne assada; Bifinho 60g Peppy Dog filhotes – leite e aveia; Palitinho 50g Peppy Dog carne com cenoura.

Por sua vez, a Upper Dog terá que tirar de circulação o Dogfy injetado tamanho PP, P e M.

A FVO entrou em contato com o Metrópoles e enviou nota de esclarecimento, observando que tirou do mercado, “de forma preventiva e proativa” os produtos. “A empresa reitera que o propilenoglicol é utilizado na composição apenas dos produtos retirados do mercado”, diz o comunicado.

Confira a nota:

A FVO Alimentos informa que, em alinhamento com as diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), já havia recolhido do mercado consumidor, de forma preventiva e proativa, todos os lotes dos produtos Dudogs, Patê Bomguy e Bomguytos Bifinho (nos sabores Churrasco e Frango & Legumes).

A ação da FVO Alimentos foi realizada em caráter preventivo, mesmo sem existir indício de qualquer intercorrência relacionada aos produtos em questão, e leva em conta o Ofício 438/2022 (09/09/2022) do MAPA, que orientava os fornecedores do ingrediente propilenoglicol a realizarem testes laboratoriais que possam assegurar a conformidade do insumo para uso alimentício.

A FVO Alimentos possui 55 anos de história e de comprometimento, tendo o pioneirismo no Brasil na produção de alimentos secos, úmidos e petiscos. A empresa reitera que o propilenoglicol é utilizado na composição apenas dos produtos retirados do mercado. Todos as demais marcas produzidas pela companhia continuam sendo comercializadas, não havendo dúvidas quanto à segurança para consumo dos pets.

A empresa disponibiliza um canal de comunicação para orientação e esclarecimento de dúvidas de consumidores: sac@fvoalimentos.com.br.

Fonte - Metrópoles

Nenhum comentário




Latest Articles