Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Ads Place


Onda de calor extremo atinge a região central do Brasil nesta quinta-feira; veja a previsão

Inmet emitiu um alerta de "Perigo Potencial" de onda de calor para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais

Por O Globo — Rio de Janeiro

Temperaturas devem ficar 5ºC acima da média de dois a três dias consecutivos — Foto: Inmet

O calor chegou para ficar. Desde quarta, um alerta de uma onda de calor de nível "amarelo" foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a região central do Brasil, o que significa que as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos.

Quais estados serão atingidos por onda de calor?

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais são os estados englobados no alerta, que vai até sexta-feira. Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, as ondas de calor vão se intensificar até o final do ano.

— Novembro, dezembro e janeiro terão temperaturas altas, e as chuvas devem ficar abaixo da média, principalmente no Centro-Oeste e no Norte do país. No oeste do Mato Grosso do Sul, as temperaturas já estão chegando a 42°C. A tendência é de que, até 14 de novembro, isso só se intensifique — explica.

Fotos: A onda de calor que atinge quase todo Brasil

Por que o calor extremo está cada vez mais frequente?

De acordo com o Inmet, entre julho e outubro, as temperaturas do país ficaram acima da média histórica. O calor extremo e eventos de onda de calor foram reflexo dos impactos do fenômeno El Niño e do aumento da temperatura global da superfície terrestre. Desta forma, o cenário indica que o ano de 2023 será o mais quente desde a década de 1960.

Para quinta-feira, o Inmet também emitiu um alerta de “Perigo Potencial” de tempestade, para a região Sul, e de chuvas intensas para o Norte do país. As pancadas devem atingir 50 mm/dia, com rajadas de vento e possíveis quedas de granizo pela manhã. O risco de alagamentos e de cortes de energia elétrica são baixos.

Como fica o clima no Sudeste?

No Sudeste, a quinta será quente e com tendência ao aumento de temperaturas. A previsão é de mínima em torno de 19°C e máxima de 32°C. O tempo deve ficar nublado, mas sem chuvas, com rajadas de vento fracas a moderadas na parte da tarde.

Para grande parte do Nordeste, a previsão é de clima bom, com poucas nuvens e ventos fracos. As exceções são Bahia e Maranhão, que devem ter pancadas de chuva isoladas, na parte da tarde e no início da noite. As temperaturas ficam entre 22°C e 34°C.

Nenhum comentário




Latest Articles