Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Ads Place


Licitação Maracanã: comissão aprova habilitação de Flamengo e Fluminense, Vasco e Arena 360

Três concorrentes seguem na disputa para assumir a concessão do estádio por 20 anos. Concorrentes têm prazo de cinco dias para possíveis impugnações

Por Raphael Zarko — Rio de Janeiro

A Comissão Especial de Licitação do Governo do Estado do Rio de Janeiro habilitou os três concorrentes para a disputa da concessão do estádio por 20 anos. São eles: a dupla Flamengo e Fluminense, o Vasco e a Arena 360.

Os concorrentes entregaram a documentação para habilitação no dia 7 de dezembro e cumpriram essa primeira etapa. Agora, o Governo abre prazo de cinco dias para possíveis impugnações entre os licitantes. A previsão do Estado é que o anúncio do vencedor saia em meados de 2024.

Os documentos foram analisados pela Comissão Especial de Licitação do Maracanã. A segunda etapa será a entrega da proposta técnica, também incluída na papelada disponibilizada no auditório do Maracanã. Por último, a proposta técnica vai ser aberta posteriormente pela Casa Civil.

Os três consórcios habilitados:

  • Consórcio Fla-Flu (Flamengo e Fluminense);
  • Consórcio Maracanã para Todos (Vasco, Legends e WTorre);
  • Consórcio RNGD (Arena 360).

Licitação do Maracanã — Foto: Raphael Zarko

É a segunda concorrência pública que o histórico e antigo Maior do Mundo passa depois das reformas para a Copa de 2014. A previsão do Governo é que o vencedor seja anunciado apenas em meados de 2024. A concessão será de 20 anos.

A primeira licitação, realizada entre abril e maio de 2013, teve como vencedor o consórcio da Odebrecht. Mas o que era para ser relação de 35 anos se encerrou em apenas seis - entre mudanças no contrato provocadas por série de protestos em 2013, contestações de irregularidades em contrato e inadimplência, o Governo do Estado rompeu a concessão.

Desde então, por meio de Termo de Permissão de Uso renovada automaticamente pelo Governo desde abril de 2019, Flamengo e Fluminense administram o estádio. A dupla segue unida na tentativa de gerir e explorar o Maracanã, dessa vez em parceria que pode durar 20 anos.

Entre os adversários, o Vasco acena com proposta competitiva, amparado na parceria com seu investidor americano 777 Partners - dono de 70% das ações do futebol - e em consórcio com a construtora W. Torre e a Legends, empresa de gestão de arenas americanas e de estádios pela Europa.

Além do clube de São Januário, a Arena 360 também entregou proposta. O grupo é administrador do Mané Garrincha, estádio de Brasília.

Nenhum comentário




Latest Articles