Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


DF tem mais de 14 mil doses de vacinas aplicadas no Dia D

Ao todo, 98 locais do Distrito Federal fizeram atendimento em públicos de todas as faixas etárias para ampliar a cobertura vacinal da gripe


Hugo Barreto/Metrópoles

Mais de 14 mil doses de vacinas foram aplicadas no Distrito Federal neste sábado (13/4), Dia D de vacinação nacional. Para a data, 98 locais fizeram atendimento para públicos de todas as faixas etárias.

Foram aplicados imunizantes do calendário de rotina, além daqueles contra Covid-19, dengue e gripe, conforme os grupos prioritários. A data é marcada nacionalmente para ampliar a cobertura da vacinação contra a gripe (influenza).

A vacina da gripe deste ano é destinada a proteger contra a influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B, disponível a grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, além de categorias profissionais específicas. A lista completa pode ser conferida no site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 19 de março. Na quinta-feira (11/4), chegaram 76 mil novos imunizantes do Ministério da Saúde (MS) à Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). A relação atualizada dos postos de vacinação no DF pode ser conferida no site da SES-DF.

Vacinação infantil - Metrópoles Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Com os 334 mil imunizantes recebidos pela SES-DF do governo federal em março, foi alcançado um total de 410 mil doses destinadas para a população do Distrito Federal.

Desse total, até hoje foram distribuídas apenas 264 mil vacinas para a rede pública do DF. De acordo com a Secretaria, o público prioritário da vacina, que atualmente conta com mais de 18 segmentos, corresponde a 1.108.087 pessoas.

São membros do grupo prioritário crianças menores de 6 anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes, profissionais das forças de segurança e de salvamento, entre outros. A lista completa pode ser conferida aqui.

Nova tenda contra dengue

A partir deste domingo (14/4), uma tenda de acolhimento a pacientes com dengue começará a funcionar em Planaltina. A estrutura, localizada no estacionamento do Hospital Regional de Planaltina (HRPl), realizará atendimentos diários, das 7h às 19h.

A tenda de Planaltina soma-se às 11 novas estruturas que já estão sendo instaladas em regiões endêmicas do Distrito Federal. Ao todo, a capital irá contar com 20 pontos de assistência em locais como Sol Nascente, Ceilândia, Taguatinga, Varjão, Vicente Pires, Brazlândia, Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho.

Instaladas próximas a hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as tendas têm o objetivo de acelerar os atendimentos, desafogando as portas de emergência e urgência do ambiente hospitalar.

O espaço oferece triagem, consultórios, farmácias, sala de hidratação, além de uma área de descanso aos funcionários, e conta com uma equipe composta de coordenador, médicos, enfermeiro, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, especialista em laboratório (biomédico ou farmacêutico bioquímico), servidores da área administrativa, farmacêuticos, além de pessoal de limpeza e de segurança.

Nenhum comentário




Latest Articles