Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Morre o ex-deputado distrital César Lacerda

Ex-parlamentar chegou a Brasília em 1957 e exerceu o mandato duas legislaturas, entre 1995 e 2002

César Lacerda foi distrital em duas legislaturas e administrador de várias cidades do DF. 
Foto: Reprodução

Morreu, na manhã deste sábado (20/4), César Trajano de Lacerda, 89 anos, primeiro administrador regional do Plano Piloto e do Recanto das Emas, e ex-deputado distrital, que exerceu dois mandatos na Câmara Legislativa do Distrito Federal, entre 1995 a 2002.

Com uma vasta atuação na CLDF, César apresentou mais de 1,4 mil propostas durante o período em que esteve eleito, incluindo 333 projetos de lei, 179 projetos de lei complementar, 26 propostas de emenda à lei orgânica, 78 projetos de decreto legislativo, 13 projetos de resolução, 137 indicações, 433 moções, quatro recursos e 228 requerimentos.

Ele foi líder do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na CLDF, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar (CDDHCEDP) e da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), e foi membro da Executiva Nacional do PTB. 

Rodrigo Rollemberg, ex-governador do Distrito Federal, narrou que César Lacerda foi um pioneiro e uma pessoa de convivência agradável, que gostava muito de Brasília. "Tenho boas recordações da convivência com ele na Câmara Legislativa. As primeiras legislaturas distritais contaram com pioneiros que se mudaram cedo para Brasília e acreditaram na cidade. César foi um desses, que além de empresário de sucesso, emprestou sua experiência administrando cidades e exercendo mandato de deputado distrital."

César também é responsável pela criação da Lei nº 1.084/1996, que determina a divulgação de pessoas desaparecidas nas contas de água e luz; Lei nº 2.555/2000, que instituiu o Dia de Conscientização do Combate à Fome e à Miséria; e pela Lei nº 2.768/2002, que instituiu a meia-entrada para os estudantes das escolas públicas e particulares do DF.

Além do Plano Piloto e do Recanto das Emas, o político também atuou como administrador regional de diversas outras cidades, como: Gama, Santa Maria, Lago Sul, São Sebastião e Jardim Botânico.

O trabalho de César foi além do Distrito Federal. O ex-distrital também já foi vereador de Pires do Rio, em Goiás, em 1954. Em 1994, foi o único deputado eleito pelo extinto Partido Republicano Nacionalista (PRN).

Paulo Lacerda, um dos seis filhos do político, enalteceu o trabalho do pai. "Meu pai foi um homem que iniciou e construiu vários projetos importantes para nossa cidade, mas o seu maior legado foi a inspiração de amor e coesão dentro da família, o que nos mantém fortemente unidos", disse.

Lacerda foi padrinho de casamento de Geraldo Magela, bancário e político mineiro. "Foi uma pessoa importante para o início da autonomia política do Distrito Federal. Ele foi um dos articuladores dos partidos políticos e ajudou na eleição do primeiro governador e depois foi eleito deputado distrital. Tínhamos muitas divergências, mas também uma grande amizade. Mostramos que é possível pensar diferente e ter respeito com o outro."

Peniel Pacheco, político e ex-deputado da CLDF, acredita que a ausência de Lacerda, que, segundo ele, sempre foi muito atuante, tanto na vida empresarial, quanto na vida pública, sempre será sentida com grande pesar. "Certamente haverá grandes recordações e lembranças do seu trabalho realizado. Pessoas públicas não vivem só para si ou para suas famílias. Suas atuações transcendem o ambiente privado e doméstico para serem conhecidas e reconhecidas perante a sociedade. Creio que o César Lacerda deixa suas marcas realizadoras na memória de uma legião de amigos e admiradores que jamais serão apagadas."

Velório

O velório de César Trajano ocorrerá neste domingo (21/4), no cemitério Campo da Esperança, a partir de 13h30. O sepultamentoi será às 16h.

César Trajano será sepultado neste domingo (21/4), no cemitério Campo da Esperança
(foto: Divulgação)

Nenhum comentário




Latest Articles