Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Modelo de periferia do DF, Carla Pinheiro dribla o preconceito na moda

A jovem de Santa Maria viu a carreira mudar de rumo ao participar do Top Cufa, evento que apoia talentos de subúrbios


@jrmperfil/Instagram/Reprodução

A fuga dos padrões faz parte da rotina de Carla Pinheiro desde a infância. Dos concursos de beleza às passarelas, a modelo trilha uma trajetória de dificuldades, mas com o sonho de ser um dia referência para outras milhares de meninas negras da periferia. Moradora de Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal, a jovem foi em 2021 uma das vencedoras do Top Cufa DF, iniciativa que promove a inclusão de moradores de favelas e comunidades na moda.

Vem conhecer!@carlla_pinheiro/Instagram/Reprodução
A modelo brasiliense tem 21 anos

Aos 21 anos, Carla Pinheiro relembra os caminhos que percorreu para conquistar as vitórias até aqui. Apaixonada pelo universo fashion, a modelo brasiliense precisou lutar para conseguir oportunidades. “Quando eu era criança, sofria muito em relação à autoestima, principalmente por ser uma menina negra. Achava que era inferior e nunca via pessoas iguais a mim nesses espaços [de destaque]”, recorda, em entrevista à coluna.

A jovem participava de concursos de beleza, mas sempre lidava com algum tipo de preconceito. “Não me achavam suficientemente bonita para poder fazer parte daquilo, porém, foi crescendo cada vez mais essa vontade em mim, como uma forma de afronte”, explica. As vivências racistas culminaram em uma experiência decisiva na vida de Carla Pinheiro.

“Teve uma vez que pediram para eu alisar os meus cabelos. A justificativa era que ficaria ‘parecida’ com as outras meninas. Neguei e fiquei com a sensação que não era para mim. Não fazia mais sentido”, lamenta.

Contudo, a modelo encontrou um nova perspectiva para o cenário. Desacreditada da própria carreira, a modelo não conseguia novas oportunidades, porém todo mudou ao decidir participar do Top Cufa Distrito Federal, há três anos.

@jrmperfil/Instagram/Reprodução
Moradora de Santa Maria, a jovem quer conquistar a indústria da moda

@jrmperfil/Instagram/Reprodução
Desde a infância, Camila Pinheiro sonha com as passarelas

@jrmperfil/Instagram/Reprodução
A modelo quer ser uma referência para meninas negras

@carlla_pinheiro/Instagram/Reprodução
Ela acumula trabalhos na carreira para marcas da capital

Inclusão na periferia

Com o foco em proporcionar aos jovens da periferia possibilidades concretas na moda, o Top Cufa DF chega à sétima edição neste ano. O concurso de beleza já apresentou talentos que se destacam na cidade, como Carla Pinheiro.

A partir do apoio de amigos, a brasiliense se inscreveu no projeto e saiu como vencedora na categoria Fashion. “Foi assim que ressurgiu aquele sonho de criança. Tenho vivido coisas incríveis e alcançando lugares inimagináveis”, conta.

Carla Pinheiro diz ser fruto de uma geração de pessoas negras que cresceram sempre muito frustradas. Com as novas experiências, a modelo compartilha que pretende fazer a diferença. “Eu quero muito viver todas as oportunidades para que no futuro outras meninas não precisem enfrentas as mesmas dificuldades”, finaliza.

@carlla_pinheiro/Instagram/Reprodução
Carla Pinheiro foi uma das vencedoras do Top Cufa DF, em 2021

@carlla_pinheiro/Instagram/Reprodução
A iniciativa apoia jovens da periferia a entrar no segmento fashion

@jrmperfil/Instagram/Reprodução
O objetivo da brasiliense é crescer cada vez mais na moda brasileira

@jrmperfil/Instagram/Reprodução
Resiliência e força são características

Brasília Fora dos Padrões

A coluna deu início ao quadro Brasília Fora dos Padrões, como uma extensão da série Moda Brasília. Toda semana, apresentamos pessoas que se destacam pelo estilo próprio, a fim de dar ênfase à moda no Distrito Federal, no Centro-Oeste.

O objetivo é compilar fashionistas que usam o vestuário como uma forma de autoexpressão e autenticidade. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna. A iniciativa também aborda pautas com temas para além do segmento fashion, como música, entretenimento e arte.

Nenhum comentário




Latest Articles