Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Flamengo deixou para resolver vida na última rodada da Libertadores em três dos últimos seis anos

 Última vez que time foi eliminado na fase de grupos foi em 2017, quando perdeu de virada para o San Lorenzo na rodada final; Fla precisa vencer os próximos dois jogos


Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Flamengo chega às últimas duas rodadas da fase de grupos da Libertadores precisando vencer LDU (Equador) e Deportivo Táchira (Venezuela) para se classificar para as oitavas de final. O cenário é parecido com três das últimas seis edições, em que o time deixou para resolver sua vida na partida final. Foi assim, inclusive, em 2019, quando foi campeão do torneio.

Podcast GE Flamengo debate: como escalar o time contra a LDU sem Pulgar?

Com cinco pontos em quatro jogos, o Flamengo é o terceiro colocado do Grupo C, atrás de LDU e Central Córdoba, ambos com oito pontos. Os dois confrontos restantes serão no Maracanã e, para não depender de outros resultados, o Rubro-Negro precisa vencê-los e fazer saldo de gols significativo. Veja aqui todos os cenários possíveis.

Internamente, o tom é de cobrança entre os jogadores, que não gostaram da postura do time até aqui na Libertadores. No empate contra o Central Córdoba, na Argentina, Filipe Luís e atletas adotaram discurso parecido sobre o diagnóstico do desempenho do Flamengo. Mas a situação não é exceção.

Flamengo precisa vencer dois últimos jogos da fase de grupos para depender só de si na Libertadores — Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Há oito anos, em 2017, o time também chegou à reta final com a corda no pescoço e não conseguiu se livrar dela. Perdeu de virada por 2 a 1 para o San Lorenzo, na Argentina, e foi eliminado na fase de grupos. Desde então, sofreu em outras edições: em 2019, 2023 e 2024, o Flamengo só conseguiu a vaga nas oitavas de final na última rodada. Recorde abaixo.

A primeira decisão do Flamengo na Libertadores de 2019 foi contra o Peñarol, em Montevidéu, no Uruguai, no jogo de encerramento da fase de grupos. O Rubro-Negro precisava de um empate para avançar às oitavas e foi o que aconteceu: o 0 a 0 garantiu a vaga. Na ocasião, o Fla garantiu a liderança do grupo por causa de saldo de gols melhor do que LDU e Peñarol - todos tinham os mesmos 10 pontos, e a equipe uruguaia acabou eliminada.

O Fla chegou à rodada final da fase de grupos de 2023 precisando pontuar contra o Racing no Maracanã. Acabou vencendo o time argentino por 2 a 1 e também foi beneficiado pelo empate entre Aucas e Ñublense - este último poderia levar a decisão da vaga para o saldo de gols caso vencesse. O Flamengo avançou com oito pontos, na vice-liderança do Grupo A.

Em 2024, o Flamengo também decidiu a sua vida na última rodada da fase de grupos. O Rubro-Negro jogou por uma vitória simples contra o Millonarios, da Colômbia, e garantiu a vaga após triunfo por 3 a 0. O Fla foi o segundo colocado do Grupo E, liderado pelo Bolívar.

E se o Flamengo não vencer a LDU?

A primeira decisão do Flamengo nesta Libertadores será nesta quinta-feira, às 21h30, contra a LDU. Na rodada final, o time enfrentará o Deportivo Táchira. Caso não vença a equipe equatoriana, o Fla ainda terá chances de classificação, mas bem remotas.

Neste caso, o Rubro-Negro precisará torcer por duas derrotas do Central Córdoba e vencer o Deportivo Táchira na rodada final. Porém, se o Fla perde par a LDU e o time argentino vence o Táchira, a equipe de Filipe Luís estará eliminada da Libertadores de 2025.

Por outro lado, se vencer a LDU, o Flamengo ainda terá chances de terminar na liderança do Grupo C. Isso acontecerá se, além de o Fla vencer o Táchira na última rodada, o Central Córdoba tropeçar contra o time venezuelano e depois empatar com a LDU. Se esta combinação de resultados acontecer, o time de Filipe se classificará como líder do Grupo C, com o Central Córdoba em segundo.

Latest Articles