Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

Publicidade

Transparência Internacional diz que falas de Lula sobre imprensa são graves



A Transparência Internacional disse, nesta segunda-feira (9), que as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o aniversário do PT incitam ataques a jornalistas que deem notícias contrárias ao governo e que são “extremamente graves”.

“Extremamente graves as declarações autoritárias de Lula, incitando a militância a atacar quem noticia contra o governo. A imprensa que investiga e exerce a crítica com liberdade é fundamental à defesa do interesse público e da democracia”, cita a Transparência Internacional em postagem no X (antigo Twitter).

Durante evento de comemoração do partido em Salvador, no final de semana, ao falar de conteúdos de redes sociais, Lula disse: “Temos que ter na cabeça, gente, é que isso que você chama de rede social é simplesmente uma rede digital que tem mais mal do que bem. Vocês sabem disso e nós precisamos desmontar essa campanha tem que começar a verdade derrotando a mentira. Nós temos que escrachar cada mentira que eles contarem. Nós temos que desmontar e temos que provar e temos que ter coragem de debater.”

E acrescentou: “A gente não pode ficar quieto. Alguém vê uma notícia contra o governo? Aí eu deletei, deletou, você tem que mandar o cara que fez a notícia para aquele lugar. Nós temos que ser mais desaforado porque eles são eles são desaforados e nós não podemos ficar sendo quietinho. Não interessa mais de Lulinha paz e amor.”

Para a entidade, Lula deveria “se retratar imediatamente” e “abster-se de fomentar uma guerra suja nas eleições”, reafirmando “seu compromisso com a liberdade de imprensa”.

Ainda pedem “total transparência aos bilhões sendo gastos em propaganda governamental, para que não acabem financiando milícias digitais”.

A CNN procurou o Planalto sobre a posição da Transparência Internacional e aguarda resposta.

Por CNN

Latest Articles