Convenção reúne milhares de apoiadores, confirma o ex-governador na disputa pelo Palácio do Buriti e reúne lideranças nacionais do PSD
"Arruda tem uma história de trabalho e de realizações que o Distrito Federal conhece. Tenho certeza de que ele está preparado para voltar a governar Brasília com responsabilidade, experiência e compromisso com a população. O Centro-Oeste precisa de líderes que conheçam os desafios da nossa região e saibam entregar resultados" - Ronaldo Caiado
Em um dos maiores atos políticos da pré-campanha no Distrito Federal, o PSD oficializou, neste sábado (1º), a candidatura do ex-governador José Roberto Arruda ao Governo do Distrito Federal. Segundo a organização, cerca de 14 mil pessoas participaram da convenção partidária, transformando o evento em uma demonstração de força política e de apoio ao retorno de Arruda à disputa pelo Palácio do Buriti.
A convenção reuniu lideranças nacionais, parlamentares, pré-candidatos a deputados federais e distritais e apoiadores de diversas regiões do Distrito Federal. O encontro aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil - CICB e consolidou oficialmente o nome de Arruda como candidato ao GDF, enquanto a definição do candidato a vice-governador permanece em negociação.
Um dos destaques do evento foi a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que participou da homologação da candidatura e reafirmou a confiança do partido no projeto político liderado pelo ex-governador.
Ao defender a candidatura de Arruda, Gilberto Kassab destacou a experiência administrativa do ex-governador e disse que o PSD acredita em sua capacidade de liderar um novo ciclo de desenvolvimento para o Distrito Federal. "O Distrito Federal conhece a capacidade administrativa de José Roberto Arruda. O PSD tem convicção de que ele reúne experiência, liderança e condições para apresentar um projeto consistente para o futuro de Brasília. Hoje, o partido demonstra sua confiança ao oficializar essa candidatura diante de uma grande mobilização popular", afirmou.
Também participou da convenção o ex-governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado, que fez um discurso em defesa da candidatura de Arruda e destacou sua trajetória administrativa.
Foto: Reprodução Instagram
Ao declarar apoio à candidatura de Arruda, Ronaldo Caiado destacou o legado administrativo do ex-governador e afirmou que o Distrito Federal precisa voltar a ser conduzido por uma gestão experiente e comprometida com resultados. "Arruda tem uma história de trabalho e de realizações que o Distrito Federal conhece. Tenho certeza de que ele está preparado para voltar a governar Brasília com responsabilidade, experiência e compromisso com a população. O Centro-Oeste precisa de líderes que conheçam os desafios da nossa região e saibam entregar resultados", declarou.
Um dos momentos mais emocionantes da convenção foi a chegada da ex-governadora Maria de Lourdes Abadia. Aos 81 anos, Abadia, que já havia anunciado seu afastamento da vida política, voltou a participar de um grande ato partidário em apoio à candidatura de José Roberto Arruda. Recebida sob aplausos e manifestações de carinho, sua presença simbolizou, para muitos dos presentes, a união de lideranças históricas em torno do projeto político do ex-governador.
Foto: Reprodução Instagram
Abadia afirmou que retornou à atividade política por acreditar que José Roberto Arruda reúne as condições necessárias para conduzir um novo ciclo de desenvolvimento no Distrito Federal. "Passei muitos anos dedicada à vida pública e acreditava que minha missão na política já havia sido cumprida. Volto hoje porque acredito que José Roberto Arruda tem experiência, capacidade de gestão e um projeto que pode contribuir para o futuro do Distrito Federal. Minha presença aqui representa confiança e esperança em um novo ciclo para Brasília", afirmou.
A declaração emocionou os milhares de apoiadores presentes e foi recebida com uma longa salva de aplausos.
Outra presença bastante aplaudida foi a do prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, convidado ao palco para representar os municípios do Entorno do Distrito Federal. Diante de Arruda, Kassab e Caiado, o prefeito destacou a força política do pré-candidato na região e afirmou que o Entorno caminhará unido em apoio ao projeto político do ex-governador. "Meu amigo Arruda, quero deixar claro que todo o Entorno está em peso com você nas próximas eleições. Não tenho dúvidas de que tanto você quanto o nosso futuro presidente da República, Ronaldo Caiado, receberão uma votação expressiva da população do Entorno. Você é unanimidade em nossa região e será o candidato mais votado no Entorno do Distrito Federal.", declarou.
Ao encerrar seu discurso, Carlinhos do Mangão reafirmou o compromisso das lideranças municipais da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) com as candidaturas de José Roberto Arruda ao Governo do Distrito Federal e de Ronaldo Caiado à Presidência da República. "Olha, eu não poderia deixar de estar presente aqui hoje para abraçar e dizer que o Entorno, com todos os prefeitos, vai caminhar junto para eleger Arruda governador de Brasília já no primeiro turno. Ronaldo Caiado, Goiás, Brasília e o Brasil esperam por você na Presidência da República, e o Entorno vai junto. Brasília está clamando pelo seu retorno, e o Entorno precisa de um governador como o senhor foi. Assim como Caiado olhou pelo Entorno em Goiás, queremos trabalhar unidos para desenvolver políticas públicas para toda a nossa região. Aqui está o Arruda, pai do Entorno, ao lado de Caiado, que é o pai de Goiás e, se Deus quiser, será o próximo presidente do Brasil. Arruda governador! Caiado presidente!"
O pronunciamento foi um dos mais calorosamente recebidos da convenção, reforçando a aliança entre lideranças do Distrito Federal, do Entorno e de Goiás em torno das candidaturas de Arruda e Caiado.
Ao encerrar a convenção, José Roberto Arruda fez um discurso marcado por referências à sua trajetória política, críticas à administração do Distrito Federal e propostas para diferentes áreas da gestão pública. Em um dos momentos mais marcantes, afirmou que os últimos 16 anos representaram um período de aprendizado e superação, declarando estar preparado para retornar ao comando do Palácio do Buriti. "Passei 16 anos no deserto. Hoje estou de pé, de cabeça erguida e pronto para enfrentar essa eleição", disse.
O ex-governador também relembrou um episódio que marcou sua trajetória política, reconhecendo ter cometido um erro e afirmando que decidiu seguir em frente após um longo processo de reflexão. "Cometi um erro, paguei um preço muito alto por ele e aprendi com essa experiência. Para voltar a servir à população, primeiro precisei me perdoar."
Ao defender sua candidatura, Arruda afirmou que pretende resgatar uma gestão voltada ao interesse público. "Brasília não pode ser governada na mediocridade de interesses pessoais incompatíveis com o interesse público."
Em seguida, direcionou críticas à atual administração do Banco de Brasília (BRB). Segundo ele, é necessário conhecer a real situação financeira da instituição para preservar seu papel estratégico no desenvolvimento do Distrito Federal. "Precisamos conhecer o tamanho do problema para salvar o BRB. O banco pertence ao povo do Distrito Federal e deve estar a serviço da nossa população."
Arruda defendeu uma reestruturação administrativa do banco, incluindo a revisão da manutenção de agências físicas em outros estados, argumentando que a prioridade deve ser fortalecer a atuação da instituição no Distrito Federal.
Na área da mobilidade urbana, criticou a situação do sistema de transporte público, especialmente o metrô, afirmando que houve perda da capacidade de investimento nos últimos anos. Como alternativa, defendeu a ampliação das parcerias público-privadas (PPPs) para modernizar o transporte coletivo, ampliar investimentos e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Mesmo sem integrar formalmente a coligação, lideranças do PL também prestigiaram a convenção. O deputado federal Alberto Fraga e o senador Izalci Lucas manifestaram apoio ao projeto político de Arruda, reforçando o diálogo entre os grupos que integram o campo de oposição no Distrito Federal.
Embora a candidatura ao Governo tenha sido homologada, a composição da chapa ainda não foi concluída. O PSD informou que o nome do candidato a vice-governador será anunciado após a conclusão das tratativas com os partidos aliados.
Com a candidatura oficialmente lançada e uma convenção marcada pela presença de aproximadamente 14 mil apoiadores, além da participação de Gilberto Kassab, Ronaldo Caiado, Maria de Lourdes Abadia, Carlinhos do Mangão e outras lideranças políticas, o PSD inicia sua caminhada rumo às eleições de 2026 apostando na experiência administrativa de José Roberto Arruda e na construção de uma ampla aliança para disputar o comando do Palácio do Buriti.
