Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


NOVO GAMA - Professores Qualificados

Secretaria de Educação capacita170 professores em 2014 e município avança no ensino público.




170 professores foram capacitados pelo programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, que tem o objetivo de qualificar os profissionais em suas ações no modo de alfabetizar crianças até os 8 anos de idade.

O programa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O aprendizado adquirido pelos professores é convertido em práticas pedagógicas qualitativas para que todos os alunos do ciclo de alfabetização tenham o direito de aprendizagem garantido, assim como a plena alfabetização e o letramento ao concluir o 3º ano do Ensino Fundamental.

Segundo a Orientadora da Secretaria Municipal de Educação, Marilene da Costa, 170 professores do 1º ao 3º ano da educação infantil, receberam o curso de formação continuada em 2014 com aulas de matemática. Ela explica que esse é apenas o primeiro passo para na capacitação desses professores. “Iniciamos pela matemática e em 2015 continuaremos com aulas em outros conteúdos”, explicou.

Ainda, de acordo com a orientadora, “Aos oito anos de idade as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; do domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; da fluência de leitura e do domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos”, completou.

De acordo com dados do IBGE, 15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas. A alfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação, o Ministério da Educação (MEC) lançou o programa.

No município, o programa vai apoiar as escolas públicas em diferentes necessidades: está prevista formação continuada de professores alfabetizadores, bem como outras técnicas.

A Secretária de Educação Maria de Lourdes Oliveira Brito ressaltou que a educação que atua como instrumento de transformação social é, antes de qualquer outra coisa, um meio eficaz e eficiente de garantir aos cidadãos a plenitude de seus direitos básicos. “Investir em educação, em todas as suas modalidades e fases, é investir na pessoa humana em sua totalidade, é satisfazer as necessidades básicas dos cidadãos, pois a educação como caminho para reduzir a desigualdade social e garantir igualdade de oportunidades para todos merece toda a atenção por parte do poder público: e é assim que Novo Gama, na gestão do prefeito Everaldo, vem se comportando e dando exemplo de crescimento progressivo”, destacou a Secretária.


Por sua vez o prefeito Everaldo Vidal, foi enfático ao dizer que não serão medidos esforços para a execução plena do programa em toda rede municipal e que a Secretaria de Educação tem todo o respaldo para desenvolver o programa. “Garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas na idade apropriada é a meta do Pacto Nacional e compromisso da Prefeitura de Novo Gama, por meio da Secretaria de Educação. Estamos voltados diretamente no cumprimento do nosso dever em alfabetizar”, afirmou Everaldo.

Leia também em www.agenciasatelite.com.br

Nenhum comentário




Latest Articles