Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


conselho tutelar - Dra. Susane Orlandi – Toda ação é mais uma experiência

Primeira colocada geral do Distrito Federal ao cargo de Conselheiro Tutelar, a delegada aposentada Suzana Orlandi Machado é a candidata, talvez mais experientes entre todos os inscritos, uma vez que pautou parte da carreira de delegada na proteção dos direitos da criança e do adolescente.



Quem nunca ouviu falar do trabalho realizado pela Dra. Suzana Orlandi Machado nas esferas da lei em cumprimento, principalmente aos direitos da criança e do adolescente? Assim, foi escrita boa parte da carreira profissional da delegada que esteve por quase 5 anos à frente da DCA – Delegacia da Criança e do Adolescente.

Com punhos firmes, Dra. Suzana garantiu o cumprimento da lei e sempre “deu a César o que é de César e aos homens o que lhes é de direito", sempre na busca da elucidação de supostos crimes que colocavam risco crianças e adolescentes, bem como no cumprimento do ECA, buscando o bem estar coletivo.

Durante seus 30 anos de polícia, chefiou várias delegacias policiais, entre as quais a DCA, até ser convidada pelo então governador da época para chefiar a Departamento de Polícia Especializada, cargo que ocupou por aproximadamente 4 anos.

Atualmente está aposentada. Todavia ao contrário do “descanso” que muitos brasileiros almejam, Dra. Suzana quer mais. “Eu entendo que cada ato é uma nova experiência e me sinto compromissada em poder continuar defendendo os direitos, principalmente daqueles que encontram dificuldades de ter quem os defenda, que são os menores, vítimas de qualquer tipo de violência. Assim, estou abdicando da minha curta aposentadoria para continuar a defender as crianças e os adolescentes que necessitam de apoio”, disse.

Ela acredita que os direitos desses menores só serão resguardados enquanto pessoas realmente compromissadas estiverem a frente da causa. “O que interessa na atuação do Conselheiro Tutelar é que essa ação tem que ser desencadeada por pessoas que tem compromisso e experiência na área. Já houveram casos em que a pessoas (conselheiro) por não terem experiência, deixaram de desempenhar uma ação com eficácia. Tudo em razão da falta de experiência. Entendo que a vocação tem que ser o principal meio para a escolha de um conselheiro”, enfatizou.

Muitos amigos também elogiaram a postura da Dra. Suzana em abdicar da aposentadoria e se candidatar ao cargo de Conselheiro Tutelar. Foi o caso do também delegado aposentado Laudemiro Correia de Freitas. “Fico feliz em saber que o conselho do Sudoeste/Octogonal possa ser representado por uma pessoa de fibra e que possui vasta experiência e conhecimento de causa. Isso nos faz acreditar que em nosso país ainda existam pessoas voltadas ao compromisso coletivo”, relatou.

Para o esposo e delegado, Mário André, um dos que talvez poderia não ter gostado muito da ideia do adiamento da aposentaria da esposa, se mostrou contente e surpreso com a decisão da Dra. Suzana em concorrer ao Conselho Tutelar. “Sempre tive a Suzana como uma pessoa voltada aos interesses sociais e compromissada com a coisa pública. Todavia, fiquei surpreso com a sua decisão de concorrer ao Conselho, mas, entendo que o cargo requer pessoas com o conhecimento de causa e que realmente gostem do que faz, e ela realmente está disposta a cumprir mais esta missão e nós estamos a apoiando, caso seja eleita, em mais esta missão”, enfatizou Mario André.

Suzana Orlandi Machado tem 55 anos, é casada, mãe de 2 filhas, natural de Juiz de Fora MG, é moradora na área Octogonal Sul, desde 2002. Chegou em Brasília com 6 meses de idade. Cursou Direito no Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB e trabalhou como advogada até passar no concurso público para Delegada da Polícia Civil em 1984. Atualmente, está aposentada, e aproveita o tempo para ler bons livros e auxilia à família nas atividades do dia-a-dia.

Participou Seminário sobre Exploração Sexual de Crianças e Sua Exposição ao Uso de Drogas – Academia de Polícia Civil da PCDF, 1998 e do Programa de Atualização em Direito da Criança, promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1997, entre outros.


Dra. Suzane foi a primeira colocada geral do DF, na primeira etapa de escolha dos novos Conselheiros Tutelares de Brasília.


Fonte - Agencia Satélite

Nenhum comentário




Latest Articles