Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Rollemberg nega culpa da PM na fuga da Papuda e promete apurar caso

'Nós vamos investigar, antes de apontar o dedo para qualquer um', afirmou. Declaração 'rebate' secretário de Justiça, que apontou ausência de militares.

Do G1 DF


O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, comentou nesta segunda-feira (22) a fuga de dez presidiários do Complexo Penitenciário da Papuda na manhã de domingo (21). Ele disse que a Polícia Militar não tem culpa, em resposta ao que foi dito pelo secretário de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto, de que a presença de policiais militares nas guaritas externas do presídio seriam um "dificultador" para a fuga.

"Certamente, a culpa não é da Polícia Militar. Nós temos todo um sistema, a responsabilidade das pessoas que trabalham [no sistema] é fazer o controle interno. Nós vamos investigar, antes de apontar o dedo para qualquer um. Vamos investigar para que, se houver responsáveis por isso, que sejam punidos adequadamente", declarou Rollemberg.

Em entrevista à TV Globo, Souto afirmou que a ausência de PMs nas guaritas que rodeiam a Papuda facilitou a escapada dos detentos. Segundo ele, os postos de observação estão desativados desde 2011, e a área externa da unidade não é de responsabilidade da Secretaria de Justiça.

"Se a guarita [da PM] estivesse ocupada e funcionando, seria um dificultador. Mas quero ressaltar que a área externa não diz respeito à Secretaria de Justiça", disse. A Papuda é gerenciada pela pasta, e as polícias Civil e Militar, pela Secretaria de Segurança Pública.

Quatro fugitivos da Penitenciária da Papuda seguiam foragidos até a manhã de segunda (22); no alto, à esquerda, em sentido horário: Seymy Gouveia Lima, Marcos Antônio Moreira dos Santos, Michael da Mata Silva e Francisco dos Santos Alves (Foto: GDF/Reprodução)

Em nota enviada à TV Globo, a Polícia Militar informou que só foi acionada cinco horas após a fuga dos internos e que recomenda "uma investigação para apurar a demora". A corporação também diz que "o cuidado com os detentos é responsabilidade dos agentes técnico-penitenciários".

A fuga aconteceu entre 4h30 e 5h30, na madrugada de domingo, mas as equipes da Papuda só notaram a ausência mais de duas horas depois quando fizeram a chamada nominal dos presos, conhecida como "confere". A PM foi acionada às 7h, segundo a secretaria de Justiça.

"Certamente, a culpa não é da Polícia Militar. Nós temos todo um sistema, a responsabilidade das pessoas que trabalham [no sistema] é fazer o controle interno. Nós vamos investigar, antes de apontar o dedo para qualquer um. Vamos investigar para que, se houver responsáveis por isso, que sejam punidos adequadamente"
Rodrigo Rollemberg

Fuga e recaptura
Nas fichas policiais do grupo de foragidos constam crimes como homicídios, tráfico de drogas, associação criminosa, receptação e roubo. Dos 10 fugidos, 2 cumpriam pena em regime semiaberto e trabalhavam durante o dia, além de serem beneficiados com os saidões. Se foram recapturados, eles devem perder o direito aos benefícios.

Até a noite de domingo, seis foragidos tinham sido recapturados. De acordo com a Subsecretaria do Sistema Penitenciário, a maioria deles foi encontrada nos arredores da QI 17 do Lago Sul. Helicópteros foram usados na operação.

A PDF 1, onde eles cumpriam pena, abriga presos de regime fechado e tem cerca de 3,5 mil internos. Além dela, também ficam na Papuda a PDF 2, a Penitenciária Feminina, o Centro de Detenção Provisória e o Centro de Internação e Reeducação.

O complexo tem 14 mil detentos. Entre os presidiários estão o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato e o ex-deputado Natan Donadon. No início de fevereiro, outros cinco homens fugiram do Centro de Detenção Provisória.

Informações que possam ajudar na recaptura podem ser repassadas pelos seguintes contatos:

- Diretoria Penitenciária de Operações Especiais: 3349-1345
- Polícia Civil: 197 ou 8626-1197 (WhatsApp)
- Polícia Militar: 190



Fonte - G1/Distrito Federal

Nenhum comentário




Latest Articles