Cerimônia segue até as 13h na Igreja Sagrado Coração de Jesus. Missa de corpo presente será celebrada nesta quinta às 15h na Catedral.
Amigos, fiéis e religiosos se despedem nesta quinta-feira (10) do Frei Antônio Moser, de 75 anos, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A movimentação é grande desde as 20h de quarta-feira (9) e durante a madrugada desta quinta. O corpo ficará na igreja até as 13h.
Homenagens e coroas de flores lotam o altar da
igreja (Foto: Carla Coelho / Arquivo Pessoal)
|
Às 15 será celebrada uma missa de corpo presente pelo bispo diocesano Dom Gregório Paixão na Catedral São Pedro de Alcântara. Em seguida os presentes saíram em cortejo até o Mausoléu dos Frades do Convento do Sagrado, que fica no Cemitério Municipal, onde o corpo será enterrado.
O Frei Moser foi baleado quando passava de carro na BR-040, na altura do Km 107. Ele se dirigia ao aeroporto, de onde viajaria para dar uma palestra em São Paulo. Segundo a polícia, dois homens de moto tentaram abordá-lo, mas Frei Moser teria acelerado o veículo e acabou sendo baleado. Ele ainda conseguiu parar o carro no acostamento mas morreu antes do socorro chegar. Após o crime o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Duque de Caxias, onde permaneceu até o meio da tarde.
Legado
Frei Antônio Moser foi diretor presidente da Editora e do Editorial Vozes, professor de teologia moral e bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF) em Petrópolis, pároco da Igreja de Santa Clara e diretor do Centro Educacional Terra Santa.
Conhecido conferencista, escreveu 27 livros e participou como co-autor de diversas obras e muitos artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. Era conhecido, também, pela intensa atividade pastoral.
Tristeza na cidade
O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, declarou luto oficial por três dias. O Frei Antônio Moser receberia na próxima semana a Medalha Koeler Cruz de Mérito – uma das mais altas honrarias concedidas pelo município.
O Bispo Dom Gregório Paixão lamentou o falecimento do Frei Antônio Moser. Ele disse que se une em oração aos familiares e à Ordem dos Frades Menores. "Frei Antônio Moser foi um grande colaborador da Diocese, apoiando e contribuindo com a Pastoral da Educação. Neste momento de dor para todos, comunidade Diocesana se une em oração com a Ordem dos Frades Menores e familiares de Frei Moser", disse.
"Petrópolis perde um referencial de cultura e uma liderança religiosa ímpar."
Vereador Paulo Igor
O presidente da Câmara, o vereador Paulo Igor, declarou que a morte do frei, de forma tão violenta, choca a todos. "Petrópolis perde um referencial de cultura e uma liderança religiosa ímpar. Frei Moser fazia também um trabalho exemplar como diretor do Centro Educacional Terra Santa, onde estivemos com ele por algumas vezes. O cuidado com a administração da escola que atende famílias carentes deixava ainda mais explicita sua preocupação com a questão social", disse.
O prefeito Rubens Bomtempo disse que "a morte de Frei Moser é uma perda irreparável para Petrópolis, mas também para o Brasil e para o mundo. Que suas lutas nos sirvam de exemplo, para que possamos garantir cada vez mais oportunidades aos mais pobres e continuar construindo um mundo melhor para todos", declarou.
Assessora e amiga de Frei Moser, jornalista Carla Coelho, que trabalhou com ele por 14 anos, não conseguia se conter. "Tínhamos uma relação de amizade e de companheirismo. Ele sempre foi alguém com quem pude contar. Entrou comigo no meu casamento, segurou minha mão e me levou ao altar. Foi a maior honra que ele poderia ter me dado na vida. Nesse momento me sinto como uma filha desolada, sem chão", disse Carla emocionada.
Por nota, a Editora Vozes, a qual Frei Moser era diretor presidente, informou que está cuidando de todos os trâmites para liberar o corpo e organizar o velório e enterro junto com a Província Franciscana.
Fonte G1/Rio
Leia também em www.agenciasatelite.com.br