Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Clima de insegurança toma conta de Santa Maria

Um dos principais motivos para o aumento da criminalidade em Santa Maria é a participação de menores nos crimes que muitas vezes saem impunes, bem como o tráfico de drogas que está generalizado na cidade.

Nem mesmo ações das Polícias Civil e Militar tem trazido segurança aos moradores da cidade. Crimes contra o patrimônio tem se tornado rotina e nem mesmo a instalação de segurança eletrônica, tem colocado freio na ação de marginais que muitas, devido a sensação de insegurança, tem agido em plena luz do dia. Muitas dessas ações delituosas acabam em tragédias, que na maioria das vezes, quem leva a pior são as vítimas desses meliantes ao esboçar qualquer reação são alvejados por armas brancas ou de foto e tem suas vidas ceifadas devido ao aumento desenfreado da criminalidade em Santa Maria.
Comerciantes e moradores afirmam que a polícia faz rondas diárias na cidade e que chegam a prender suspeitos. Porém a maioria dos crimes cometidos são praticados por menores de idade, que muitas vezes não recebem punição adequada e voltam a cometer crimes de maior gravidade. Um comerciante de 38 anos, que não quis se identificar, disse que falta punição, faz com que a criminalidade cresça na cidade. Com medo, ele contratou seguranças particulares para o estabelecimento dele. "Como eu trabalho à noite, preciso contratar pessoas para vigiar meu comércio a partir das 23 horas. Nós não temos segurança em Santa Maria apesar do efetivo policial. É um local que se tornou muito perigoso", contou.
Na última semana, por exemplo, um comerciante local fechou as portas de uma de suas doze lojas devido ao aumento da criminalidade. “Em apenas dois dias a minha loja foi assaltada três vezes, duas delas em um único dia”, disse Marcelo Teixeira, proprietário da rede Cristo Rei.
Segundo o empresário, não tem como fazer qualquer tipo de investimento, pois os meliantes de imediato, “levam tudo”. “Eu fico triste, mas, infelizmente estou demitindo cinco funcionários e fechando mais uma loja devido a omissão do estado. Nós, comerciantes, não temos segurança alguma. Não vejo outra luz no fim do túnel a não ser abandonar Santa Maria, pois a situação aqui está ficando insustentável”, falou.
Moradores relatam que o policiamento é reforçado e que sempre há operações. Entretanto, quando termina as operações. Os marginais voltam a tomar conta, ressalta
Francisco de Assis Nogueira, morador da quadra 118 questiona o porquê da falta de segurança na cidade, uma vez que há efetivo. "Nós questionamos o motivo da falta segurança em Santa Maria, até porque o efetivo policial é um dos maiores do DF em proporção ao número de habitantes. Assim mesmo, a nossa cidade fica à mercê dos bandidos", questionou.
Morador de Santa Maria há 24 anos o aposentado Delfino Motta, 75 anos, disse que a cidade não é tranquila como antigamente. Segundo ele, as pessoas que chegam já percebem a insegurança e o tráfico de drogas que toma conta do local. Na maioria das vezes os criminosos são menores de idade que não se preocupam com a presença da polícia. "Hoje dois rapazes, que vieram trabalhar aqui, me perguntaram se eu sabia se existia uma casa para alugar em uma quadra que não fosse perigosa. Ou seja, eles consideram que Santa Maria é uma cidade que não oferece tranquilidade”, contou.
De acordo com relatos dos moradores e comerciantes, um dos principais incentivadores da criminalidade na cidade são os “botecos” e distribuidoras de bebidas que ficam abertas até altas horas da noite, ou até mesmo a noite toda, que além de bebidas, algumas vedem entorpecentes. “Essas distribuidoras são incentivo à criminalidade. Em frente a elas sempre nos deparamos com jovens consumindo bebidas alcoólicas e fazendo uso de drogas, na maioria das vezes, esses são menores de idade. Sempre acontecem brigas nos locais e nos últimos dias”, relatou um comerciante que não quis se identificar. O comerciante ainda comentou que já teve o seu comercio arrombado por duas vezes. “Da última vez tive prejuízos superiores a R$ 20 mil. Além da bagunça que fizeram, ainda deixaram latinhas de cerveja e “toco” de cigarro dentro da minha loja”, completou.
Outros comerciantes também reclamam da sujeira deixada pelos frequentadores desses comércios. “Sempre que chego para trabalhar pela manhã, tenho que lavar a frente do comércio, pois até urinar e defecar na porta da minha loja, eles fazem. Meses atrás não tive como abrir o meu comércio devido haver uma pessoa morta em frente a uma distribuidora de bebidas vizinha, ou seja, eles ficam abertos a noite toda e durante o dia somos prejudicados pelos desmandos cometidos em razão do funcionamento sem fiscalização desse tipo de comercio”, contou outro comerciante vizinho de uma distribuidora.
O policiamento é feito pelo 26º Batalhão de Policia Militar que constantemente realiza operações para coibir o tráfico de drogas, assaltos a comércios e transeuntes. De acordo com um sargento lotado no batalhão, dentre outros problemas tais como a falta de viaturas, combustível e equipamentos, o efetivo é reduzido devido à falta de policiais para substituir aqueles que estão de atestado médico, afastados por algum motivo, os que estão em serviços administrativos, bem como os que se aposentam. “Além da necessidade de valorização do policial que está no efetivo, ainda há a necessidade da realização de concurso para completar o quadro que há muito tempo está defasado”, enfocou.



Fonte - Agência Satélite


Nenhum comentário




Latest Articles