Via Sacra – Novo Gama realiza o segundo maior evento do Centro Oeste

A Prefeitura Municipal, em parceria com o grupo Via Sacra Novo Gama, realizou na última sexta-feira (25), a encenação da Via Sacra. Realizada no Morro Santo, localizado na entrada do Lago Azul, o evento acontece há 16 anos e é considerado uma das maiores manifestações religiosas do Centro-Oeste e que atrai pessoas de várias cidades. De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 60 mil pessoas compareceram ao Morro Santo afim de prestigiar o evento
O evento realizado pela Secretaria de Cultura contou com o apoio de toda a esfera do governo municipal, dos professores e com ampla participação da comunidade e atraiu enorme público devido ao profissionalismo dos atores e a emoção que é passada aos espectadores. De acordo com o Secretário de Infraestrutura Waley Lúcio, este ano a exemplo dos demais, a Prefeitura não mediu esforços para que o evento saísse de acordo o cronograma. “Estivemos empenhados 24hs em torno do evento para que tudo acontecesse conforme o planejamento, uma vez que tivemos o compromisso com esse evento que se tornou um dos maiores já realizado no centro-oeste”, enfatizou o secretário.
Uma das novidades este ano foi a instalação de novas arquibancadas para compor a arena com a capacidade para aproximadamente 15 mil pessoas, bem como uma praça de alimentação, composta por 30 barracas. Além disso, a Guarda Municipal do Novo Gama e a Polícia Militar estiveram reforçando a segurança. Ao final da festa, houve uma grande queima de fogos, ação que abrilhantou ainda mais toda a realização.
A encenação da Via Sacra teve em seu elenco, mais de 600 atores e figurantes que levaram brilho e emoção para os espectadores, chamando a atenção ao requinte de detalhes e efeitos especiais. “É uma emoção muito grande poder representar a trajetória de Jesus Cristo, desde o seu nascimento, até a sua morte. A emoção é tamanha que nos sentimos como se estivéssemos presentes nos momentos representados”, disse Ana Paula, uma das atrizes que compôs o elenco.
O local se transformou num verdadeiro mar de gente. Neste ano, a encenação contou com algumas mudanças no roteiro, figurino e cenário, e mais uma vez emocionou a todos. 600 (Seiscentos) atores participação da encenação nos papéis de personagens bíblicos como Jesus Cristo, Maria, os apóstolos, Pôncio Pilatos, cavaleiros romanos e camponeses, entre outros.
O Secretário Warley falou da dimensão que tomou o evento em relação ao estado de Goiás. “A encenação da Via Sacra entrou para o Calendário Cívico-Cultural do Estado de Goiás, através de lei sancionada pelo governador Marconi Perillo, devido a grandiosidade do evento e referência para o estado. Trata-se da Lei 17.416”, disse.
A encenação da Via Sacra em Novo Gama acontece desde o ano de 2000 e conta com a participação de atores da comunidade local, emocionando milhares de pessoas, seguidores ou não do catolicismo, pois, retrata a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. 
Dezenas de jovens se revezam todo ano numa grande encenação. São vários dias de ensaios para que tudo fique perfeito no maior evento turístico religioso do entorno Sul, com público que superou, este ano, a casa das 60 mil pessoas, dez mil a mais em relação ao ano passado, o que deixou o Morro Santo completamente tomado por espectadores de várias cidades do estado e do Distrito Federal.
Para o Diretor Geral da Via Sacra, Eliel Bruno o evento foi marcado pelo diferencial e ao apoio de órgãos governamentais. “Em sua 16º edição, a Via Sacra foi um diferencial em Novo Gama. Graças ao apoio maciço do Executivo na pessoa do prefeito Everaldo Vidal o evento foi um sucesso. Não posso deixar de agradecer também, a todos os atores e as equipes que organizaram o figurino e os cenários. Eles vestiram a camisa deste lindo evento, para que tudo fosse um grande sucesso. Foi muito emocionante”, disse
Já o prefeito Everaldo Vidal agradeceu o sucesso do evento em lembrança a vida e morte de Jesus, aos organizadores, a todos os órgãos da prefeitura que se envolveram no evento. Ele também fez agradecimentos às equipes de coordenação, costura, montagem, marcenaria, elenco e ao diretor técnico. “A Via Sacra é feita para a população do Novo Gama. Compromisso e amor são as palavras que a definem. O grupo da Via Sacra tem se fortalecido a cada ano e isso é muito gratificante para todos que participam”, disse Everaldo Vidal.



Fonte - Agencia Satélite


Postar um comentário

0 Comentários