Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


GGIM - Reforço para a segurança

Novo Gama conta desde o ano passado com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que tem como missão identificar oportunidades e alternativas de ações para produzir segurança pública a partir da prevenção e repressão ao crime e à violência de maneira mais efetiva e integrada. Reuniões são realizadas mensalmente com todas as secretarias municipais e instituições parceiras responsáveis pela segurança no município.

De acordo com o gestor municipal, Narciso Pereira de Carvalho, entre os objetivos do GGIM estão: articular  no sentido de tornar mais ágil e eficaz a comunicação entre os órgãos que integram; contribuir para a harmonização da atuação e integração operacional dos órgãos municipais, estaduais e federais, de fiscalização, prevenção criminal, investigação e informações, respeitando as respectivas competências e atribuições; analisar dados e estudos sobre a violência criminal no município a fim de subsidiar as ações de prevenção e repreensão; além de propor ações integradas nas áreas de fiscalização, defesa social, segurança urbana e políticas sociais que atuem de forma preventiva, no nível municipal e acompanhar sua implementação e resultados.

Além das secretarias municipais, compõem o GGIM as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e os Conselhos Municipais, ambos com a supervisão do Ministério Público.

Segundo o gestor, não é somente a agir na repreensão e sim a atuar na prevenção. “Não queremos ser um gabinete de repressão e sim o de prevenir para que o problema não aconteça. Isso por meio de programas e projetos voltados desde a família, passando pela educação, saúde, segurança e social, fomentando condições de salubridade para a população”, explicou.

Entre as ações do GGIM de Novo Gama na atual gestão, está à estruturação da Guarda Civil Municipal por meio da implementação da ouvidora e da corregedoria, bem como equipando o comando com rádios, interligando-a junto ao Copom e ainda fazendo com que a Guarda atue juntamente com os órgãos de segurança pública em operações rotineiras, tais como, batidas policiais, blitz, etc.

Outro ponto essencial das ações do GGIM está sendo a implementação do sistema de monitoramento integrado em todos os órgãos públicos, entre os quais escolas e postos de saúde, bem como, nas principais vias públicas, com a reativação das câmeras já existentes e a instalação de outras em pontos estratégicos, que atuarão como meio coercitivo em operações planejadas nos eventos públicos, feiras e comércios. Identificando possíveis situações de risco, aonde facilitará a ação dos órgãos de segurança na prevenção o até mesmo na investigação de ocorrências. Parte dessas câmeras já foi instalada com recursos do Pronasci.

A criação do sistema municipal de trânsito também é projeto em desenvolvimento pelo GGIM. Esse sistema irá regulamentar o trânsito em todas as vias públicas municipais por meio de implantação de normas e fiscalização, bem como no monitoramento. Poucos municípios goianos possuem esse tipo de serviço e Novo Gama será um dos pioneiros a atingir essa meta que somente grandes cidades e capitais possuem.

Atualmente, o GGIM está desenvolvendo juntamente com a Secretaria de Estado de Segurança Pública o projeto “Goiás Competitivo” que visa levantar dados estatísticos de ações delituosas e suas soluções em todo o município. “Assim teremos um mapa dos locais mais problemáticos e como devemos agir nesses casos, bem como, todos os dados estatísticos de Novo Gama”, enfocou Narciso.

O GGIM se configura como o maior espaço de integração e debate utilizado pelos órgãos do Governo Municipal através de uma nova concepção de gestão, na qual todos participam ativamente das atividades propostas. Com este modelo pretende-se melhorar a coordenação dos diversos esforços realizados para produzir segurança pública a partir da prevenção e repreensão ao crime a à violência, de forma a contribuir, significativamente, para garantir a qualidade de vida em Novo Gama.

O videomonitoramento é o carro-chefe dos projetos do GGIM. O órgão foi criado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, do Ministério da Justiça, com objetivo de prevenir, controlar e reprimir a criminalidade nos municípios. Atividades relativas à prevenção as drogas é outro projeto que merece atenção e está sendo elaborado pelo GGIM. O desenvolvimento de estratégias de prevenção e educação sobre drogas por meio de palestras, oficinas e atividades práticas com o fortalecimento do debate e da participação de crianças e adolescentes em consonância com projetos dos Governos Estadual e Federal, será marcante quando esse estiver em execução.


O GGIM de Novo Gama é presidido pela prefeita Sônia Chaves, tendo como Gestor o policial da reserva e ex-vereador Narciso de Carvalho, tendo como Secretário Executivo, o Secretário de Governo do Município, Warlei Lúcio.


Fonte - Agência Satélite

Nenhum comentário




Latest Articles