Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


Santa Maria mais perigosa a cada dia

Resultado de imagem para homicidio em santa maria df

Os números da violência em Santa Maria não param de subir ano a ano. Desde 2011, o número de crimes só cresce na cidade e agora com mais uma novidade. Anteriormente os crimes eram registrados com maior frequência no período da noite e atualmente ocorrem a qualquer hora do dia, basta aparecer oportunidade aos meliantes. Este ano, a cidade já contabilizou o numero de crimes do primeiro semestre do ano passado. Todavia, os levantamentos da Secretaria de Segurança só contabilizam as ocorrências registradas, situação pouco adversa na cidade, tendo em vista parte dos crimes serem cometidos por menores de idade e muitas vezes sem punição ao infrator, que voltam e amedrontam principalmente, os comerciantes locais.

Resultado de imagem para violencia em santa maria df

Visando diminuir esses dados, diversas operações conjuntas entre as polícias Civil e Militar, juntamente com os comerciantes locais estão sendo desenvolvidas. As forças de segurança, mesmo com o pouco recurso que dispõem, fazem rondas nos locais de grande movimentação e críticos da cidade e, por sua vez, os comerciantes estão tornando seus comércios em verdadeiras prisões. Até o momento, os dados não são nada animadores em Santa Maria, visto o crescimento de roubos e até mesmo de homicídios, sendo o ano passado e início deste ano, os mais violentos da história da cidade.

ROUBOS E FURTOS
Resultado de imagem para roubos e furtos em santa maria dfExiste diferença entre roubos e furtos. Se um ladrão tomar algo de alguém sem ter contato com esta pessoa, configura-se como furto. Já se houver contato, violência ou até mesmo ameaça, então fica estabelecido o roubo. Os assaltos se enquadram neste segundo ponto. Estes tipos de crimes teve aumento significativo na cidade com a participação, principalmente de menores. Para se ter uma ideia, no ultimo mês, uma escola da cidade foi assaltada cinco vezes em quinze dias.

Em relação ao ranking por tipo de ocorrência, os furtos estão no topo da tabela. Furto a veículos também teve aumento significativo na região.

Na contramão estão os roubos. Desde 2012 os números estão subindo. Diariamente são registrados assaltos a cidadãos pelas vias da cidade. Outro fato crescente e assaltos a comércios, aonde meliantes comete tais crimes a qualquer hora do dia.

Algumas das situações que fazem os índices de violência crescer são as circulações de armas de fogo, tendo em vista a facilidade de aquisição através do mercado negro, a política do sistema penitenciário e a falta de opções para a comunidade mais humilde, entre os quais podem se destacar a precariedade do sistema de saúde, falta de especialização e estrutura familiar.

Em levantamento, foi detectado junto à comunidade acredita que é preciso uma nova abordagem, com políticas públicas de promoção dos direitos e medidas de prevenção à violência, apesar de algumas medidas estarem sendo adotadas, elas ainda são fragmentadas. “É preciso um plano com gestões articuladas e unidas no combate à violência. Esse é um desafio também para a sociedade, pois deve ser um tema levado à agenda pública, tornando-o efetivamente central”, concluiu uma liderança local.



Fonte - Agencia Satélite 

Nenhum comentário




Latest Articles