Técnicos fizeram uma vistoria em pontos da Vila dos Carroceiros e encontraram várias ramificações da ligação irregular. Profissionais usaram uma retroescavadeira para chegar aos canos ilegais.
Por G1 DF
![]() |
Caesb realiza operação em Santa Maria e desfaz ligação irregular de água
|
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal desfez nesta sexta-feira (3) um "gato" de água que abastecia pelo menos 200 casas em Santa Maria. Os técnicos fizeram uma vistoria em pontos da Vila dos Carroceiros e encontraram várias ramificações da ligação irregular. Os profissionais usaram uma retroescavadeira para chegar aos canos ilegais.
A operação ocorre no período em que o DF vive a mais grave crise hídrica da história. Alguns moradores contaram que as ligações clandestinas foram feitas há três anos. Outros se revoltaram com o corte e negaram estar furtando água.
O gerente de Fiscalização e Vistoria da Caesb, Geraldo Donizeth, diz não ter dúvidas da irregularidade. "A Caesb não instalaria dessa forma. Ela colocaria um hidrômetro em cada unidade."
![]() |
Técnicos da Caesb durante vistoria na Vila dos Carroceiros, em Santa Maria, no DF, nesta sexta-feira (3), durante operação para combater ligações clandestinas de água (Foto: TV Globo/Reprodução) |
A Polícia Militar deu apoio à operação, e agentes da Civil fizeram a perícia. Em casos do tipo, é aberta uma investigação por furto de água. A suspeita é de que o desvio ocorresse da área comercial da quadra 105 de Santa Maria.
A Vila dos Carroceiros é uma área irregular e passará a ser monitorada para evitar novos casos do tipo. Levantamento da Caesb aponta a existência de 42 mil pontos irregulares de uso de água no DF.
"A gente tem um sistema que mapeia todo o DF, a gente tem mais ou menos localizados os possíveis consumos não autorizados. A partir disso a gente faz um estudo, vai ao local, vai mapeando. Descobrindo que existe lá a ligação clandestina, a gente faz a retirada", explicou Donizeth.
Fonte - G1/Distrito Federal
Leia também em www.agenciasatelite.com.br