Page Nav

HIDE


Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - COMBATE A DENGUE


'Vou passar o trator', diz Ibaneis sobre invasões no DF

Governador fez comentário ao se referir ao 'passado triste de invasões' no DF.

Trator derruba construção em invasão no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta quarta-feira (27), que pretende acabar com ocupações irregulares no Distrito Federal e que, para isso, vai "passar o trator".

"Eu vou regularizar aquilo que é passível de regularização. Em invasões, eu vou passar o trator da maneira como está sendo feita."
O comentário do chefe do Buriti sobre o futuro de construções em locais não autorizados foi feito após a saída dele da sessão do Tribunal de Contas da União (TCU). Em entrevista, Ibaneis afirmou que tem levado à polícia os casos de uso irregular de terras públicas.
"O Distrito Federal tem um passado muito triste de invasões, e as pessoas continuam com essa mentalidade achando que eu vou regularizar alguma coisa", disse.

Ibaneis fala que vai 'passar o trator' em invasões
Além disso, o governador deixou uma espécie de recado à população ao reafirmar que não vai abrir mão da desocupação de áreas públicas e que vai pedir a prisão dos responsáveis pela compra e venda ilegal dos terrenos.

"Estou colocando a polícia para investigar quem está incentivando essas invasões. Vou prender os verdadeiros grileiros dessa cidade".
"Quem quiser invadir, vai saber que vai perder a sua casa, o seu barraco."
Massa de manobra
Já a Polícia Civil disse que vai averiguar os casos de ocupação das terras e que "desconfia que os invasores estão seguindo orientações".
"São pessoas bastante humildes que têm sido utilizadas como massa de manobra", afirmou o delegado Rodrigo Bonach.
Para controlar a situação, o GDF anunciou que vai criar um comitê para prevenir novas invasões em Brasília. Explicou ainda que já está em andamento um mapeamento por imagens de satélite para identificar construções que surgiram desde o ano passado.
Cosntruções derrubadas no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
Invasões no DF
Mesmo a invasão de terras sendo um dos principais temas de debate na última eleição, barracos e outras construções improvisadas seguem ocupando as ruas da capital.

A invasão da Chácara Santa Luzia – uma das regiões mais pobres do DF, próximo à Estrutural – é uma dessas áreas que mais crescem com o tempo.

Em contrapartida, a fiscalização tem sido intensificada. Desde janeiro, a Agefis já fez 56 operações. Nesta semana, também houve derrubada na Estância Mestre D'Armas, em Planaltina. A área é destinada a um parque ecológico na região.

Segundo a fiscalização, a invasão começou em novembro do ano passado e cresceu 93% em apenas três meses.


Fonte - G1/DF
Leia também em www.agencisatelite.com.br

Nenhum comentário




Latest Articles