Page Nav

HIDE

Últimas notícias:

latest

CAMPANHA - NOVO GAMA IPTU/2024


Ex-governador Joaquim Roriz é homenageado no Senado

Para o senador Izalci Lucas, requerente da homenagem, Roriz foi, “depois de JK, o maior nome da política do Distrito Federal”

Foto: Reprodução

Da redação
redacao@grupojbr.com

O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz será homenageado no plenário do Senado Federal nesta sexta-feira (27). A sessão solene começa a partir das 15h.

A homenagem foi requerida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Para ele, Roriz marcou a história da capital ao criar programas como o Cheque Cidadão, o Pão e Leite e os restaurantes comunitários. “Após quatro mandatos como governador do Distrito Federal, e tendo sido eleito em 2006 para representar, como senador, os cidadãos da capital, Joaquim Roriz foi, inegavelmente, depois de JK, o maior nome da política do Distrito Federal e, sem sombra de dúvidas, um dos maiores da mais recente era democrática do Brasil”, opinou.
História

Joaquim Roriz iniciou a carreira política como vereador em Luziânia-GO, nos anos 1970. Em 1978, Roriz foi o deputado estadual mais votado do estado de Goiás pelo PMDB e, em 1982, também pelo PMDB, foi eleito deputado federal.

Em 1986, Roriz venceu a eleição para o cargo de vice-governador, na chapa do governador Henrique Santillo. Em 1987, teve uma breve passagem pela prefeitura de Goiânia como interventor. Em 1988, o então Presidente da República José Sarney nomeou Roriz como governador biônico do Distrito Federal, na época em que o “Quadradinho” ainda não elegia o próprio governador.

Roriz voltaria a governar o DF de 1990 a 1994, de 1998 a 2002 e de 2002 a 2006. Em 2006, foi eleito senador, cargo ao qual renunciou em 2007 após denúncias de suposta participação em desvio de dinheiro público.

Em 27 de setembro de 2018, aos 82 anos, Roriz faleceu após choque séptico decorrente de complicações de infecção pulmonar.

Fonte - Jornal de Brasília

Nenhum comentário




Latest Articles