Municípios do Entorno se preparam para a vacinação contra covid-19

Goiás divulgou parte da estratégia operacional da campanha e definiu limite de salas de vacina para os municípios de acordo com o tamanho


Os municípios do Entorno e o Distrito Federal ainda não sabem quando e nem quantas doses vão receber da vacina, mas se preparam como podem para a campanha de imunização, que vai seguir os direcionamentos do planejamento federal, por meio do Ministério da Saúde. Além da falta de informações, outro desafio logístico da região é a população flutuante, quando o morador de uma cidade trabalha em outra.

o governo de Goiás apresentou algumas diretrizes iniciais, segundo as quais as prefeituras vão se organizar, e afirmou, em nota oficial, que “o plano será publicado em breve”. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou o Plano de contingência para a vacinação contra covid-19 em 25 de novembro, com estratégia dividida em pré-campanha, campanha e pós-campanha.

As unidades municipais de saúde da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride) que o Correio consultou, no entanto, esperam um alinhamento oficial e direto junto às secretarias de cada cidade. A Ride tem 4,62 milhões de habitantes, dos quais 65,15% (3,01 milhões) estão na capital federal.

Mesmo sem datas nem quantidades definidas, os municípios da Ride estão buscando se adiantar em algumas questões de infraestrutura e logística. O planejamento adequado, no entanto, não pode ser feito sem definições das secretarias estaduais, que, por sua vez, dependem de decisões do Ministério da Saúde.

No Novo Gama (GO), as três salas de vacinação determinadas pelo plano operacional serão mobilizadas em escolas públicas, por conta do espaço. Será preciso contratar profissionais de saúde para atuar, especificamente, nesses locais, para não deslocar profissionais de outros serviços de saúde. O secretário de Saúde, Julio Campos, destacou que o município conta com 128 mil kits de seringa e agulhas, mas que esse material é para uso de toda a secretaria, e não exclusivamente para a campanha de imunização contra a covid-19. A população nova-gamense é de cerca de 115,7 mil pessoas.

Fonte - Correio Braziliense

Postar um comentário

0 Comentários